Dia da Árvore: alunos de escolas de Linhares participam do Projeto Plantar é Viver

As Emefs Adelson Del´Santo, no bairro Nova Esperança, e Zeferino Batista Fiorot, no Santa Cruz, participaram do “Plantar é viver”, um projeto de reflorestamento desenvolvido em uma área de preservação ambiental da Lasa Linhares Agroindustrial S.A. Os alunos dos 5º anos participaram nesta terça-feira, dia 21, de uma série de ações que marcaram o Dia da Árvore.

Crédito fotos: Thallison Bitti.

Dentre as atividades, palestra ambiental, dinâmica, inauguração da trilha ecológica e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica pelos alunos nas redondezas de uma lagoa dentro da propriedade da Lasa, auxiliando assim no reflorestamento e preservação da mata.

A diretora da Emef Adelson Del´Santo, Marlúcia Schulthais Alves Seibert, comentou que os alunos ficaram empolgados com as descobertas feitas durante a ação. “No passeio da trilha tinham os nomes nas árvores e o engenheiro explicou a função da cada planta na natureza e na vida humana, o que despertou muita curiosidade. Sempre ensinamos em sala de aula, mas estar em contato direto com a natureza, respirar um ar puro, é muito diferente e eles amaram, assim como saber que a árvore plantada pelo aluno recebeu o nome dele”, disse Marlúcia.

Maria Aparecida Santos da Silva Celestino, diretora da Emef Zeferino Batista Fiorot, localizada no bairro Santa Cruz, pontuou que as ações vieram para fortalecer as atividades aplicadas na escola. “Os alunos adoraram e foi a primeira experiência de trilha promovida junto à escola. Ações como estas, além da questão ambiental, contribuem na melhoria da autoestima do aluno e a integração entre escolas também é muito importante. As atividades realizadas em torno da preservação vieram para fortalecer o trabalho desenvolvido na escola”, frisou Maria Aparecida.

Plantar é viver é um projeto de reflorestamento, promovido pela TV Gazeta Norte e parceiros que acontece anualmente no Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Esse ano, a Lasa abriu as portas para o evento, auxiliando na disseminação de informação e conscientização sobre a preservação do meio ambiente, com seus biólogos e equipe de ambientalistas.

Desenhos e árvores recicláveis no Ceim Antônio Aprígio

No Ceim Antônio Aprígio, no bairro Aviso, as professoras das turmas de 5 anos promoveram momentos de reflexão com os alunos sobre a valorização da árvore, um bem tão precioso para o planeta. A ação resultou na produção de desenhos e de árvores com materiais recicláveis.