Alunos de escola do Pontal do Ipiranga criam projeto para lançamento de foguete

 Os alunos da Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga, desenvolveram o projeto “Lançamento de Projétil”, conhecido popularmente por foguete, com alunos do 9° Ano do turno vespertino. Os materiais utilizados foram garrafa pet, rolha de garrafa, papelão, tinta, cola, fita durex colorida, vinagre e bicarbonato. O lançamento foi realizado na parte externa da escola.

 O intuito do projeto foi tornar o aluno protagonista do processo e o professor o mediador do conhecimento, para agregar significância ao aprendizado, por meio do ensino Maker, ou seja, aquele em que o aluno aprende fazendo. A partir daí, foi proposto a construção de um projétil para realização de lançamentos.

 “O desenvolvimento do projeto consistiu na explanação do conceito de uma Função do 2° Grau e seus elementos, desde a identificação e reconhecimentos dos coeficientes, o cálculo de uma função num ponto, zeros da função, e os elementos para marcação dos pontos principais do gráfico. Em seguida, para a continuidade do projeto, os alunos realizaram pesquisas dos materiais utilizados para a confecção do projétil e verificaram a disponibilidade deles na escola”, explicou o professor de Matemática, Rodrigo Leppaus de Araujo.

 A pedagoga Pollyanna Calmon Cavalcanti Silva explicou que os alunos de cada grupo do rodízio foram divididos em dois subgrupos e feita uma competição entre eles. Os alunos desenvolveram a construção dos foguetes e na última aula da semana foi feita a culminância com o lançamento do projétil com a participação das outras turmas convidadas para assistirem. 

 “A experiência foi bastante satisfatória onde pode-se trabalhar não somente elementos conceituais referentes à disciplina de Matemática, como também fatores socioemocionais, que refletem na convivência e no bom relacionamento entre os alunos e também entre professor e aluno”, relatou a pedagoga.