Setembro Amarelo: CAPS II intensifica ações de prevenção ao suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial – Caps II, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, intensifica várias ações de prevenção ao suicídio com os seus assistidos e familiares. Nesta sexta-feira (17), foi realizada uma roda de conversa para ajudá-los a identificar os sinais clínicos que possam levar a pessoa a tirar sua própria vida.

Na próxima terça-feira (21/9), às 14 horas, os psicólogos do Caps vão realizar uma palestra para orientá-los sobre como pedir ajuda diante de situações emergenciais.

Já na sexta-feira (24/9), também às 14 horas, a equipe do Centro de Valorização da Vida – CVV estará nas dependências do órgão para reforçar sobre os serviços que são ofertados no CVV que ajudam a salvar a vida de muitas pessoas.

“As ações são fundamentais para levar conhecimentos que ajudam a identificar tal problema e evitar ações que possam levar a pessoa a cometer o suicídio. Nosso objetivo é prevenir em tempo hábil para que esse tipo de prática não aconteça em nossa sociedade, principalmente com nossos assistidos e seus familiares”, destacou o enfermeiro do CAPS II Alessandro Guaitolini.

Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, com atendimento 24 horas. O telefone para contato é o 188. A ligação é gratuita podendo ser realizada de celular, telefones fixos e orelhão.

O CVV foi fundado em São Paulo em 1962 e já são 115 postos no país, atualmente com 3.000 voluntários.  Em 2018, o centro atendeu 3 milhões de ligações. A ligação para 188 e sem custo podendo ser realizada de celular, telefones fixos e orelhão.