Jubileu de Ouro: Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli celebrará seus 50 anos de história

A Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli, no bairro Interlagos, completará 50 anos de fundação no dia 18 de setembro e uma programação especial foi organizada para comemorar a data. Serão quatro dias de atividades que envolverão alunos, familiares, servidores e comunidade para celebrar a história da primeira escola a ser construída no bairro.

No dia 14 de setembro a unidade de ensino receberá uma homenagem na sessão solene na Câmara Municipal de Linhares. No dia 16, será realizada uma missa em ação de graças, às 19h30, no Centro de Vivência Paróquia Bom Pastor.

Em paralelo, acontecerão as atividades pedagógicas na escola, entre os dias 14 e 16 de setembro, como: Concurso de releitura de fotos antigas da escola; Linha do tempo e confecção de livreto pelos alunos dos 4º anos; E exposição fotográfica dos 50 anos de fundação, com Projeto de Leitura, aberto à visitação das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

A diretora Rosiene Firme de Almeida informou que hoje são 510 alunos matriculados nos dois turnos e que o clima é de descontração e harmonia entre escola, família, servidores e comunidade durante os preparativos para celebrar a data.

“Está sendo um momento de muita felicidade, união, harmonia e integração na escola. Essa semana estamos finalizando as atividades pedagógicas para a exposição, com os professores se dedicando ao máximo para fazermos um momento bem especial”, explicou a diretora, pontuando que as atividades pedagógicas ficarão expostas na semana do dia 20 a 23 de setembro para apreciação das crianças que estão no grupo B do revezamento.

No dia 17 de setembro, haverá o “Abraço à Escola”, às 7h30 e depois às 16h30, além de ginástica com o professor Samuel no ginásio poliesportivo construído pela Prefeitura de Linhares que fico pronto recentemente, e também apresentação com as “Vovós do Cras” e parabéns com bolo de aniversário.

“Parabenizo a escola e todas as pessoas que fizeram parte da história da unidade de ensino, principalmente a atual gestora, Rosiene, por valorizar esse momento que é muito importante no processo de aprendizagem. Me sinto muito feliz em fazer parte dessa história também”, declarou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Quem foi Professora Maria Aparecida Lavagnoli?

Maria Aparecida Lavagnoli nasceu no dia 06 de dezembro de 1940, na cidade de Colatina/ES. Iniciou sua carreira de professora em 1960, quando em 1961 foi nomeada para exercer, em estágio probatório, o cargo de Professor Primário, letrado na Escola Singular Lagoa Juparanã, em Linhares.

Em janeiro de 1962, foi removida para o Grupo Escolar “Araribóia”, em Colatina. Em março de 1963, retornou para Linhares, na Escola Singular de Canivete e, em março de 1964, foi removida para o Grupo Escolar “Bartouvino Costa”. Seguiu sua trajetória e, em 1968, começou a trabalhar na Secretaria de Educação de Vitória.

Faleceu aos 31 anos, no ano de 1971. Durante toda sua vida profissional, dedicou-se à Educação. Era vaidosa e sua personalidade forte fazia com que fosse muito rígida consigo mesma nos cumprimentos dos deveres profissionais, e também em sua vida pessoal. Nas horas de descontração, gostava de declamar poemas de sua própria autoria.