Escolas da Prefeitura terão atividades de educação financeira no Programa Aprender Valor

Em Linhares, nove escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, participarão do programa de educação financeira “Aprender Valor”, uma iniciativa do Banco Central e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A primeira etapa do projeto, que consiste em levar conhecimentos sobre as formas de melhorar a gestão do dinheiro, é a Avaliação de Diagnóstico, que acontecerá nesta quinta-feira (26) e sexta (27) e na segunda (30) e terça (31), para atingir os dois grupos de revezamento.

As escolas participantes do programa são: Emef Roberto Moreira, no Araçá; Emef Caboclo Bernardo, no Planalto; Emef Professora Eliana Correa Pinafo, em Bebedouro; Emef Jerônimo Monteiro, no BNH; Emef Antônio Fernandes de Almeida e Samuel Batista Cruz, no Interlagos; Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga; Emef Luiz de Camões, no Conceição; Emef Orozimbo Leite, no Guaxe.

A coordenadora Municipal do Programa Aprender Valor em Linhares, Evânia Maria De Angeli Pinto, disse que a avaliação será direcionada aos alunos do 5º, 7º e 9º anos, contendo questões referentes à Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro.

“Com a avaliação teremos um diagnóstico de como os alunos estão em relação à educação financeira, e os dados servirão também como base para o desenvolvimento de outras atividades na escola. Tratar sobre esse assunto no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. Trazer o tema para as salas de aula se alinha à demanda contemporânea de promoção do letramento financeiro na escolarização de nível básico”, explicou a coordenadora, pontuando que, professores, diretores e pedagogos também participam de formações online ao longo da execução do programa.

Próximos passos

De setembro e outubro serão desenvolvidos nas escolas projetos que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares. Esses projetos trazem sequências didáticas com atividades (que já vem estruturadas) capazes de articular habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O terceiro passo consistirá na avaliação de saída para compilar os resultados alcançados.

Sobre o programa

O programa de educação financeira “Aprender Valor” visa estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. É financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.