Coleção de cartões telefônicos é tema de projeto em escola do Interlagos

A Emef Antônio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, tem feito uma viagem ao tempo com o projeto “Cartões telefônicos: Leitura e Informação”. Com o projeto, os alunos aprendem sobre os aspectos da cidadania, democracia e espaço público, para construir um cenário em que o cartão telefônico é um veículo de comunicação.

A diretora Eliana Francisca dos Santos explicou que a ideia de abordagem do tema foi inspirada na servidora da rede municipal, Rosilda Oliveira Pessoa, que é servente na escola, e reuniu mais de 2 mil cartões e, inclusive, já participou de campeonato de coleção.

“Começamos nosso projeto com os cartões envolvendo datas comemorativas e o primeiro assunto escolhido foi o aniversário de Linhares. Abordamos a história dos cartões, sua importância para a sociedade e o avanço da tecnologia em relação aos telefones. Realizamos também atividades de leitura e o significado de cada informação escrita nos cartões”, explicou Eliana.

Rosilda fez a doação do seu acervo de cartões para a unidade de ensino e disse que deixou de colecionar devido à dificuldade em encontrar mais cartões que foi se extinguindo com o avanço da tecnologia.

“Guardei meus cartões com tanta paixão, não tive coragem de jogar no lixo e, em uma conversa com a diretora, falei da riqueza de conhecimento que eles carregam e resolvi doar. Fiquei muito feliz em ver a curiosidade e alegria das crianças com o projeto”, disse a servidora, informando que já ganhou troféu de colecionadora.

O projeto foi inspirado na servidora da escola, Rosilda Oliveira Pessoa, que doou um acervo de mais de 2 mil cartões telefônicos

O cartão telefônico é uma tecnologia que veio substituir, no Brasil, as antigas fichas telefônicas, utilizadas nos aparelhos de telefonia pública. A aluna Valéria Guerini, de 9 anos, ficou encantada com o projeto. “Achei muito legal o projeto e aprendi sobre as imagens dos cartões. O que eu mais gostei foi o cartão do girassol, porque ele é belo e gira com o sol”, falou.

O projeto, que envolve todas as turmas e faz uma releitura de cada informação impressa nos cartões, acontece duas vezes por semana, desenvolvendo a leitura e escrita com os alunos. Em setembro, as atividades do projeto serão levadas como tarefa de casa para serem feitas junto às famílias.