Prefeitura implanta sistema de coleta de lixo conteinerizada nas escolas do municipal

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), finalizou o projeto de instalação de contêineres para mecanização da coleta de lixo nas escolas da rede municipal de ensino, localizadas na sede e no interior do município.

O primeiro lote de equipamentos, com capacidade para 1.000 litros, foi destinado a 50 unidades de ensino, e vai agilizar o serviço de coleta de lixo não reciclável. As escolas já dispõem de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recolhimento de resíduos recicláveis.

Os contêineres, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, fortalecem as ações de limpeza urbana executadas diariamente pelas equipes da pasta, por meio de caminhões coletores e compactadores que trabalham intensamente no serviço de coleta de entulhos e de lixo doméstico.

“Essa é uma forma de ampliar os trabalhos de coleta de lixo, e expandir as ações de educação ambiental de dentro para fora das salas de aula. O Município tem priorizado os investimentos nos serviços de limpeza pública, e contamos com a colaboração de todos os cidadãos linharenses”, destaca o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

As vantagens da coleta com os contêineres:

– O lixo fica protegido das variações climáticas;

– Diminui a possibilidade de entupimento dos bueiros;

– Elimina odores indesejados e poluição visual;

– Elimina os sacos de lixo rasgados por animais ou catadores informais;

– Evita o contato da população com o lixo;

– Reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.