Covid-19: Linhares recebe mais de 11 mil doses para aplicação da D1 no público em geral acima de 18 anos

O Município de Linhares recebeu mais de 11 mil doses de vacinas, que serão utilizadas nesta quinta (19) e sexta-feira (20), nas ações de imunização contra a Covid-19. A entrega dos lotes de imunizantes segue o Plano Nacional de Imunização, que avança com a aplicação da primeira dose de vacina na população em geral acima dos 18 anos.

Hoje, dia 19, a vacinação do público em geral acima dos 18 anos continua em quatro pontos de apoio: Unidade Básica de Saúde (USB) do distrito de Bebedouro, UBS Interlagos (Caic) e do Planalto, além do ginásio poliesportivo do Sesi, no bairro Aviso. A ação acontece das 13 às 21 horas.

“Conforme direcionamento da Secretaria de Estado da Saúde, os municípios capixabas devem mobilizar os cidadãos para o ‘Dia D’ de aplicação da D1, que acontece no sábado, dia 21. Contudo, estamos nos antecipando com essa força-tarefa para agilizar a vacinação da população em geral, e fechar o ciclo de imunização – tão importante para efetivar a proteção e evitar o contágio pela doença”, diz o secretário de Saúde, Saulo Meirelles.

Para ser imunizado com a D1, é necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF. Não é preciso chegar cedo aos locais de vacinação. A vacinação é realizada por meio de distribuição de senha.

A ação segue o Plano Nacional de Imunização e respeita a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até o momento, Linhares já aplicou 137.416 doses de vacinas, sendo 93.945 pessoas com a primeira dose e outras 43.471 pessoas com a segunda dose e dose única.

Atenção ao intervalo

O Município de Linhares aguarda a chegada de mais doses de vacinas para fechar o ciclo de imunização da população em geral com a D2. No entanto, as Unidades de Saúde continuam com a vacinação da AstraZeneca e CoronaVac, enquanto a aplicação da Pfizer é realizada exclusivamente da Unidade de Sanitária de Linhares (USL), no antigo Hospital Talma, no bairro Colina.

E os cidadãos devem ficar atentos ao intervalo da segunda dose. As pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac, devem retornar aos postos de vacinação dentro do período de 28 dias; enquanto quem recebeu a D1 da vacina AstraZeneca, deve retornar no intervalo de 70 dias. Já quem foi vacinado com a Pfizer, deve fechar o ciclo de imunização no intervalo de 78 dias.