Assistência Social realiza capacitação técnica com visitadores do programa ‘Criança Feliz’

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, realiza ao longo desta semana no auditório do Núcleo de Atendimento Socioeducativo (NASE), uma capacitação técnica com todos os visitadores do programa ‘Criança Feliz’ visando fortalecer o conhecimento e qualificar a oferta dos serviços assistenciais. O programa conta com a parceria do Governo Federal.

A capacitação visa fortalecer o conhecimento e qualificar a oferta dos serviços assistenciais. Fotos: Felipe Tozatto.

Durante os encontros, serão discutidos vários temas relacionados a primeira infância como os ‘Cuidados na Primeira Infância’, ‘O Direito da Criança e o Dever dos Responsáveis’, ‘A Importância do Vínculo Familiar no Desenvolvimento na Primeira Infância’, entre outros.

Michele Boldrini que integra a equipe de visita do programa está muito satisfeita com a capacitação. “A capacitação possibilita o aprofundamento no conteúdo teórico, além de instigar as reflexões acerca da prática, gerando o aprimoramento do nosso trabalho. Portanto, o treinamento está sendo uma experiência muito positiva para nós visitadores”, disse.

“A capacitação é muito importante para qualificar o serviço ofertado. Como os visitadores são considerados as pontes entre a família e a rede de serviços, é necessário que eles conheçam toda a política de Assistência Social”, pontuou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

Como funciona o programa?

Atualmente, o projeto atende 300 crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade social no Município. Na ocasião, os cuidadores e as gestantes recebem as orientações do programa através de vídeos-chamadas e em grupos de WhatsApp, numa medida de prevenção ao coronavírus. Nos próximos dias, os visitadores estarão a campo para ouvir e atender as demandas dos seus assistidos. 

O público-alvo do programa são crianças de até 3 (três) anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único;  Crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);  Crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente; além de gestantes em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadunico.

De acordo com a coordenadora do Programa ‘Criança Feliz’, Mônica Buffon das Virgens, as orientações do Programa são realizadas com as crianças e gestantes residentes nas áreas de abrangência dos CRAS Santa Cruz e Aviso, principalmente nos bairros Santa Cruz e Aviso, Residenciais Jocafe I e II e Residencial Rio Doce.

Quem mora em uma dessas localidades e se encaixa no perfil do Programa deve entrar em contato pelos telefones: 3372-2115 e 98132-1075 e pedir para falar com Fabíola, Luana ou Mônica.

“Nosso objetivo com o Programa Criança Feliz é contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano”, destacou a coordenadora do Programa.

Como as orientações são distribuídas?

As crianças inscritas no Cadastro Único e as que estão afastadas do convívio familiar recebem as orientações 01 (uma) vez por semana. Já as crianças beneficiárias do BPC, recebem as orientações 02 (duas) vez no mês. Todas as atividades propostas são desenvolvidas de acordo com a qual etapa do desenvolvimento infantil desejamos potencializar e fortalecer.

Com as gestantes, as atividades/Orientações são trabalhadas de 15 em 15 dias.