Pfizer: Linhares inicia aplicação da segunda dose nesta segunda-feira (2)

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 com o imunizante da Pfizer BioNTech deverão retornar às unidades de saúde da sede e do interior do Município a partir desta segunda-feira (2), seguindo a data que está prevista no cartão de vacinação, para receberem a segunda dose.

O Município recebeu 1,7 mil doses do imunizante.

A Secretaria de Saúde esclarece que ainda não está fazendo antecipação de segunda dose da Pfizer. Assim que houver disponibilidade de dose para antecipação, a população será avisada.

O público de gestantes e puérperas, tanto para primeira dose como para segunda dose, da mesma forma, sem agendamento, é vacinado todas as terças-feiras na unidade de saúde básica do centro da cidade, na Rua da Conceição, próximo à Praça 22 de Agosto.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, reforça a importância da segunda dose para a imunização completa contra a covid-19. “É importante que todos fiquem atentos à data prevista no cartão de vacinação para tomar a segunda dose, que é a garantia de que a pessoa estará com o ciclo vacinal completo e com uma imunidade mais ampla contra o novo coronavírus, inclusive para as novas variantes que estão surgindo”, completou Meirelles.

Eficácia

A vacinação em Linhares ocorre com quatro imunizantes: a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; a AstraZeneca, produzida pela universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz; a Pfizer BioNTech, produzida pela própria farmacêutica norte-americana, e a Janssen, produzida pelo laboratório belga em parceria com a Johnson & Johnson.

Todos os imunizantes têm eficácia e segurança comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não é permitido ao cidadão escolher qual marca de vacina receber.