Projeto Pequenos Cientistas: escola do Aviso promove experiências com alunos envolvendo os elementos da natureza

Luzes, sons, cores, movimentos e texturas foram elementos trabalhados na “Sala das Sensações” do Projeto Pequenos Cientistas, do Ceim Aristides Pinto Caldeira. Na atividade institucional, que teve sua culminância nesta quarta-feira (28/7), os alunos fizeram diversas experiências relacionadas aos quatro elementos da natureza: o ar, a água, a terra e o fogo (calor).

Os alunos fizeram diversas experiências relacionadas aos quatro elementos da natureza: o ar, a água, a terra e o fogo (calor). Fotos: Felipe Tozatto.

Na Sala de Sensações, os alunos fizeram diversos experimentos, provocando estímulos que contribuem para a interação, o desenvolvimento e a aprendizagem, envolvendo campos como Espaço, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações.

As pedagogas Iria Maria Fanttini e Eliane Barboza dos Santos explicaram que o projeto promoveu nas crianças o conhecimento científico de forma natural, despertando a curiosidade e o espírito investigativo de maneira lúdica, prazerosa e com uma linguagem acessível.

“O projeto foi desenvolvido por professoras de turmas diversas para incentivar a curiosidade de forma natural e o respeito pelo meio ambiente, trabalhando a percepção tátil, as cores, os aromas, as medidas, formas, texturas e consequências, além de desenvolver a socialização, a imaginação e a criatividade, e a percepção pelos quatro elementos, enquanto produtores de fenômenos da natureza, reconhecendo suas ações na vida humana, como a chuva, seca, frio e calor. Os alunos puderam experimentar e diferenciar sensações físicas e táteis sobre o ar, a água, a terra e o fogo (calor) e como perceber o clima e se autoproteger”, explicaram.

Antes de desenvolver as atividades na Sala Sensorial, também foi organizado uma roda de conversa sobre o projeto a ser desenvolvido e visitas de campo, no ambiente escolar, para descobrir e conhecer os elementos da natureza, organizando as crianças com propostas nas diversas experiências e observações no estado físico da água.

O projeto foi dividido em etapas:

1ª Etapa Água: Os alunos aprenderam a distinguir o sabor da água doce/salgada em diversas experiências. Foram trabalhados o ciclo da água; experiências de boia ou afunda ou água doce ou salgada. Aprenderam também sobre amostragem e coleta de água potável e contaminada e a influência do ser humano em relação à contaminação;

2ª Etapa Ar: Foi proposto às crianças uma reflexão sobre a importância do ar como elemento fundamental para a existência da vida na terra, realizando experiências para comprovação;

3ª Etapa Terra: Diálogo com as crianças, fazendo questionamentos sobre o globo terrestre, sobre as variações do clima, tipos de terra com amostragens e a vasta vegetação;

4ª Etapa Fogo: Importância do calor encontrado nos elementos sol e fogo, seus benefícios e cuidados.