Prefeitura recupera sistema de esgotamento sanitário para o balneário de Pontal do Ipiranga

As obras de esgotamento sanitário realizadas pela Prefeitura de Linhares irão aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, com os serviços executados no balneário de Pontal do Ipiranga e que vão beneficiar aproximadamente 3 mil moradores da região.

As obras vão beneficiar aproximadamente 3 mil moradores da região. Fotos: Felipe Tozatto.

A recuperação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município está previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico, cujas diretrizes visam à integração da política de saneamento à política de desenvolvimento urbano.

Em Pontal, o projeto avança com a reabilitação das elevatórias de esgoto e da rede coletora. O serviço prevê ainda a implantação de todas as ligações domiciliares ao sistema do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município, que, atualmente, faz o recolhimento de efluentes domésticos por meio de caminhões de sucção.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, as obras em Pontal do Ipiranga garantem o avanço nos investimentos para a região, ao mesmo tempo em que comprovam o respeito com o meio ambiente e o fomento para o desenvolvimento urbano.

“A obra tem um impacto muito importante na vida dos moradores do balneário e àqueles que visitam a região, uma vez que contribui para a saúde coletiva, promove qualidade de vida e traz benefícios ao meio ambiente, ao melhorar os índices de balneabilidade das praias”, destaca o secretário João Cleber.

Conforme o projeto serão implantados 12.337 metros de rede coletora, 2.341 pontos de ligações de ramais prediais, recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), recuperação de quatro elevatórias de esgoto bruto (EEEB), bem como implantados 3.246 metros de linha de recalque e 410 metros de emissário final.