Mais de 500 ocorrências foram registradas pelas câmeras de videomonitoramento no primeiro semestre deste ano

Mais de 500 ocorrências, entre roubos, furtos, assaltos e acidentes foram registradas pelas câmeras de videomonitoramento da Prefeitura de Linhares entre os meses de janeiro a junho de 2021. Ao todo, cerca de 63 equipamentos estão instalados em diversos pontos estratégicos da sede e interior com a proposta de continuar auxiliando na segurança pública e no controle do trânsito.

As câmeras funcionam 24 horas sob vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM ). Fotos: Felipe Tozatto.

Em 2020, foram registradas mais de 1,8 mil ocorrências pelas câmeras. As câmeras funcionam 24 horas sob vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM ).

Das 509 ocorrências relacionadas a crimes contra o patrimônio público e a pessoas registradas nos primeiros seis meses deste ano, 18 suspeitos foram conduzidos para a polícia, além do registro de 4 furtos e arrombamentos e 40 solicitações de imagens por órgãos competentes.  

Já em relação às ocorrências de trânsito, neste mesmo período, a Central registrou 66 acidentes e 67 infrações.

A Central de Videomonitoramento, além de potencializar o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica. A Central de Videomonitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no Centro.

“As câmeras de videomonitoramento continuam sendo uma ferramenta de extrema importância para auxiliar nas investigações das forças policiais e garantir mais segurança aos linharenses”, destacou o coordenador da Central de Videomonitoramento, Renato dos Santos Nogueira. 

Central de Videomonitoramento

Em Linhares são 63 câmeras distribuídas estrategicamente entre a sede e o interior do município, com funcionamento 24 horas sob a vigilância de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho de monitoramento é contínuo e contribui para a resolução de crimes no município.

A Central de Videomonitoramento possui dez telas de parede e mais 20 telas de mesa, que exibem o cotidiano das ruas em alta definição, e permitem a visualização a 600 metros de distância.

As câmeras, operadas por 23 servidores municipais, giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada. Neste período de pandemia, os servidores trabalham em regime de escala, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

Além do registro das imagens, qualquer caso que configure possibilidade de crime, como arrombamento, assalto, furto ou situação de risco à população também pode ser comunicado aos agentes da GCM pelo telefone 153, para que as equipes possam ser enviadas ao local.

Alcance

Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de 600 metros de distância, sendo que as imagens captadas a 300 metros são mais nítidas para fazer os devidos reconhecimentos.