Prefeitura de Linhares alinha ações para a colheita da uva prevista para dezembro em São Rafael

O vice-prefeito, Bruno Marianelli, e o secretário municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, se reuniram com produtores do Polo Alto São Rafael, membros da comunidade e da Associação de Pequenos Produtores Rurais de São Judas Tadeu, Sebrae, Frucafé e ciclistas para alinhar atividades relacionadas à colheita da uva, prevista a partir do dia 10 de dezembro. O encontro aconteceu na sexta-feira (9/7) em São Judas Tadeu.

No Polo, a expectativa é chegar ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva nas mil plantas distribuídas entre os três produtores participantes do Programa Municipal de Fruticultura.

Fiorot informou que a reunião foi a primeira para dar início ao planejamento de ações e que já ficou programado para o dia 8 de agosto um encontro com um especialista do ramo, do município de Santa Teresa, e, na sequência, os produtores darão início à poda de produção.

“A reunião faz parte do programa e teve como objetivo fazer um planejamento de ações previstas para dezembro do ponto de vista técnico, de colheita, cultural e esportivo para movimentar a comunidade em torno da colheita da uva, atraindo visitantes para conhecer a comunidade e movimentar a safra da uva”, explicou o secretário.

O vice-prefeito, Bruno Marianelli, pontuou que é uma estratégia da gestão pública impulsionar novas alternativas para o homem do campo. “O Programa Municipal de Fruticultura já é um sucesso, e, além do cuidado com a produção, precisamos abrir novas oportunidades ao homem do campo, incrementando a diversificação econômica, por meio de outras alternativas como o turismo rural e esportivo”, destacou Marianelli.

Programa Municipal de Fruticultura          

É dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.