São José: sinalização viária é implantada na Avenida Cecília Meireles

Teve início nesta semana, a implantação da sinalização viária na nova Avenida Cecília Meireles, no bairro São José. No local está sendo executado o serviço de sinalização horizontal, com pintura da ciclovia (ciclofaixa vermelha), faixa de pedestres, pintura zebrada e pintura das linhas contínuas e tracejadas.

O local foi sinalizado com cones e placas para orientação dos motoristas e o trânsito flui em meia pista. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Detro) atuam em pontos estratégicos para instruir os cidadãos. Durante a execução dos serviços, a orientação é que os motoristas trafeguem no trecho a 20km/h.

A nova sinalização também foi implantada em vias adjacentes, como nas Avenidas Eduardo Prado e Machado de Assis, devido à alteração no sentido de circulação de tráfego para aquela região.

Após a execução da sinalização horizontal, serão implantadas placas de regulamentação e tachões refletivos, conforme preconiza a Resolução nº 738/2018 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). Os serviços de pintura têm previsão de 30 dias para conclusão, salvo impedimento em função das condições climáticas.

Novo sentido de circulação de tráfego

Com a conclusão das obras de infraestrutura da Avenida Cecília Meireles, a via de acesso ao bairro São José e região contará com novo sentido de circulação de tráfego.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbano (Semob), o projeto da nova avenida prevê a alteração do sentido de trânsito, antes duplo, para mão única, partindo do bairro São José até a Rodovia BR-101. Logo, não será mais possível converter à esquerda, na Avenida Eduardo Prado, para acessar o bairro Palmital.

Já para acessar o bairro São José, a partir da BR-101, o motorista deverá entrar na Avenida Jorge Amado, próximo à Baiôco Madeiras, seguir até o final da via e fazer a conversão à esquerda até a Avenida Cecília Meireles; ou virar à direita, na Avenida Eduardo Prado, para acessar o bairro Palmital.

A mudança visa melhorar a trafegabilidade na avenida e diminuir o fluxo de veículos que acessam o bairro, principalmente na hora do rush, e com isso reduzir o número de ocorrências de acidentes no trânsito.