Aluna do Polo UAB Linhares participará da 3º edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio

Kelly de Souza do Nascimento Vieira, aluna do curso de Licenciatura em Física do Polo UAB Linhares foi selecionada para participar da 3º edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021). O evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho, em formato virtual.

O ESPEM 2021 é promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Kelly de Souza do Nascimento Vieira é aluna do Polo UAB Linhares

Wanessa Santos Santana, tutora presencial do curso de Licenciatura em Física do Polo UAB Linhares, que inclusive foi a representante no Espírito Santo na edição passada, disse que o objetivo da escola é engajar professores na produção científica facilitando a comunicação produzida em laboratório e em sala de aula para estimular o máximo de alunos para trabalhar com pesquisa no Brasil.

“Nesse evento os alunos interagem com cientistas nacionais e internacionais e, esses pesquisadores falam sobre o desenvolvimento tecnológico a partir do nosso acelerador de elétrons que é o Sirius, o segundo maior do mundo que fica localizado em Campinas-SP. Durante os quatro dias de evento, dentre as atividades, os participantes visitarão, de forma remota, às instalações e serão introduzidos às pesquisas de cada Laboratório Nacional do CNPEM, podendo assistir as que estão sendo executadas no momento em diversas áreas e quais os resultados a serem alcançados”, comentou.

A tutora explicou, ainda, qual a função do Sirius, um acelerador de elétrons, que funciona como uma espécie de microscópio gigante. “O Sirius acelera elétrons e desvia. Com o desvio eles coletam a luz Síncrotron que é um tipo de radiação que vai desde o infravermelho até raios gamas. Isso permite estudar as estruturas em nanoescalas para produção tecnológica de chips e componentes de celular, medicamentos, comportamento de microrganismos como vírus e bactérias, energias renováveis, entre outras tecnologias”, completou.

A Escola proporciona, também, um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com os participantes de todo o Brasil. Os professores selecionados participarão de atividades organizadas por alunos de edições anteriores da Escola, além de sessões de discussão dos tópicos apresentados nas aulas expositivas e sua aplicação em sala de aula.

A aluna Kelly de Souza do Nascimento Vieira pontuou que pretende no futuro trabalhar com docência e ser professora pesquisadora, e que essa experiência contribuirá para adquirir conhecimento, por meio de uma base mais sólida, e entender como aplicar no dia a dia, em sala de aula.

“Essa é uma oportunidade muito boa para conhecer o acelerador de partículas e ter uma visão mais abrangente sobre a área de pesquisa no Brasil, para eu transmitir todo o conhecimento quando eu estiver trabalhando com docência aos meus alunos. Não sabia que tínhamos algo tão grandioso no país como o acelerador de elétrons Sirius, porque sempre que pensamos em pesquisa lembramos de outros países”, pontuou.

“Estou muito feliz por uma de nossas acadêmicas ter sido selecionada para representar nosso Estado em um evento tão importante. O Polo UAB conta com um excelente laboratório de física e estamos à inteira disposição para dar todo suporte que a Kelly precisar”, pontuou a coordenadora do Polo UAB Linhares, Jaqueline Duque.