Biscoito e pão de batata são fornecidos na merenda da Educação Infantil nesta semana em Linhares

Nesta semana a merenda escolar servida aos alunos das escolas de Educação Infantil da rede municipal de Linhares conta com dois novos produtos: o biscoito caseiro de leite de coco sem lactose e o pão de batata doce. Os produtos são adquiridos diretamente da agricultura familiar e fornecidos pela Fábrica de Biscoitos de Degredo, no litoral do município, e fazem parte do programa de valorização das agroindústrias familiares de Linhares.

A diretora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Sandra De Carli Favalessa, informou que a fábrica enviará todo mês ao setor de Merenda Escolar aproximadamente 400 pacotes de 500 gramas de biscoito caseiro e do pão de batata que será distribuído às unidades de ensino.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Lorena Santos Teixeira, disse que a inclusão desses alimentos no cardápio da Educação Infantil é importante, pois trata-se de alimentos de fabricação artesanal.  “Por isso, não são utilizados corantes e conservantes na preparação e são priorizados ingredientes in natura ou minimamente processados, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma alimentação mais saudável”, destacou.

Atualmente, 15 produtos da agricultura familiar são fornecidos aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Ceim) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Dentre eles estão: abóbora, aipim, banana da terra, inhame dedo, banana prata, batata doce, cebolinha, couve, feijão carioca, limão taiti, salsa, pepino, mamão, goiaba e colorau.

Para a inserção de um alimento novo e manutenção do alimento ou preparação, é necessário a aplicação do teste de aceitabilidade com aprovação mínima de 85-90% dos alunos.

Fábrica de Biscoitos de Degredo

O empreendimento foi construído e equipado pela Petrobras em cumprimento a uma condicionante ambiental, contemplando 20 famílias da Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombolas de Degredo (ASPERQD).