Polo UAB realiza formações atendendo mais de 500 profissionais das escolas da rede municipal de Linhares

O Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil de Linhares concluiu dois importantes cursos atendendo a quase 500 profissionais da rede municipal de ensino de Linhares. A formação “A contribuição dos recursos digitais nas práticas de leitura, escrita e raciocínio lógico para a educação infantil” atendeu professores da Educação Infantil e da Educação Especial, enquanto a “Formação de coordenadores: Escola Acolhedora” foi direcionada aos diretores e pedagogos.

O curso “A contribuição dos recursos digitais nas práticas de leitura, escrita e raciocínio lógico para a educação infantil” foi idealizado para suprir uma demanda da rede municipal que tinha uma proposta de atendimento educacional híbrido e por meio das Atividades Pedagógicas Não-presenciais (APNP’s). O curso teve carga horária de 20 horas, com certificação da Secretaria Municipal de Educação e UAB Linhares.

Entre os conteúdos ministrados estão: Gêneros textuais de acordo com a Base Nacional Comum Curricular; Práticas de leitura e produção de pequenos textos com uso de ferramentas digitais como: Colaboração online de textos; Gravação, edição e transmissão de vídeos; Gravação e edição de áudios; Jogos digitais; Outras ferramentas. Além de oficinas de prática e vivência.

A professora e pedagoga Tânia Salomão foi uma das cursistas da formação sobre recursos digitais e destacou que ela era da época da máquina de datilografia, até a pandemia chegar e a obrigar a fazer uma imersão no mundo da tecnologia.

“Quando me vi prestes a retornar e me apresentaram para um desconhecido chamado Zoom (plataforma) quase passei mal. Com as demandas do cotidiano fui pegando intimidade mesmo sem querer. Olhando para trás vi que não teria volta e muito menos negar para mim mesma que seria como antes. Quando lançaram a ideia do curso achei um absurdo, uma realidade totalmente fora de contexto, algo futurista, de filme. Tive uma quebra de paradigma extraordinária e rompi, me senti mais capaz. Deixei de me sentir engessada. As professoras do curso contribuíram muito, pois a mediação foi excelente e motivadora”, disse a servidora.

Já o curso “Formação de coordenadores: Escola Acolhedora”, que teve como público-alvo os coordenadores e diretores, foi realizado para transmitir informações sobre o regimento municipal quanto ao papel desses profissionais dentro da escola e um trabalho voltado ao comportamento mais humanizado e acolhedor em relação as demandas que surgem no dia a dia das escolas, principalmente nesse período pós-pandemia, seja referente aos servidores, crianças, familiares e/ou comunidade.

O curso teve carga horária de 40 horas e dentre os assuntos abordados estão: Construção da identidade de atuação (Papel e Perfil); Atendimento da comunidade: pais e responsáveis; Acolhimento e Inclusão do aluno e suas demandas; Mediação e Integração com a Gestão Escolar; Comunicação e Liderança na condução de espaços; Análise e produção de documentos institucionais. A diretora da Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga, Sandra Maria Bortoloti Martinez, participou desta formação.

“Essa capacitação contribuiu para o conhecimento ampliado da visão do coordenador acerca de suas funções, traçando o seu perfil e estudando também as documentações inerentes ao cargo. Outro ponto importante foi o estudo de casos das relações conflituosas que as escolas lidam no dia a dia, principalmente naquelas que trabalham com adolescentes, como é o nosso caso”, pontuou a diretora Sandra.

A coordenadora do Polo UAB Linhares, Jaqueline Duque, pontuou sobre a proposta de desenvolver os cursos na rede municipal. “Após uma reunião com a secretária de educação, pedagogos, professores e diretores identificamos a necessidade de uma formação mais direcionada às novas estratégias metodológicas, para tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Daí, pensamos nesse modelo de formação, abordando conteúdos de incentivo à leitura com a utilização de ferramentas tecnológicas”, pontuou a coordenadora da UAB.

O curso “A contribuição dos recursos digitais nas práticas de leitura, escrita e raciocínio lógico para a educação infantil” foi ministrada pelas formadoras Cristiane Leite Ferreira e Meiriele Valentina Moreira, e a “Formação de coordenadores: Escola Acolhedora” por Claiton Haroldo Monte.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, frisou sobre a relevância de estabelecer uma parceria que há muito se fazia necessária. “Enquanto não havia necessidade de se usar recursos tecnológicos, havia uma certa acomodação em aprendizados básicos de informática. Com o Ensino remoto, tornou-se essencial que se aprendesse a lidar com o Google Sala e Aula, Google Forms, diagramação de páginas, entre outras”, disse a secretária.