Sífilis tem cura e tratamento pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde de Linhares

A sífilis constitui-se em uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, causada por uma bactéria, cuja transmissão ocorre principalmente por via sexual.

A secretaria municipal de Saúde mantém em sua rotina o acesso gratuito ao diagnóstico, em todas as unidades de saúde, com a realização de testes rápidos para detecção de IST’s, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Estes exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Fotos: Secom.

A sífilis adquirida apresentou uma queda significativa em Linhares: em 2019 foram diagnosticados 317 casos, ao passo que em 2020 foram detectados 195 casos, o que correspondeu uma queda de aproximadamente 38%,  conforme dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Linhares. Neste ano, de janeiro a maio, já foram diagnosticados 86 novos casos da doença.

Os dados da secretaria de Saúde revelam que a doença é mais predominante entre as pessoas do sexo masculino, acometendo principalmente a faixa etária compreendida entre 21 a 25 anos de idade.

A principal forma de prevenção contra essa Infecção Sexualmente Transmissível (IST) constitui-se no uso correto e regular do preservativo durante as relações sexuais. O diagnóstico e tratamento é realizado gratuitamente em todas as 35 unidades de saúde de Linhares.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, alerta para a necessidade de prevenção, bem como para a importância da detecção da doença e início precoce do tratamento. Ela esclarece que “o controle da sífilis é possível pela interrupção da cadeia de transmissão e a prevenção de novos casos. A detecção e o tratamento precoces são imprescindíveis para evitar a transmissão da doença, assim como o tratamento adequado dos  parceiros sexuais”.

Kessy reforça  que a prevenção de novos casos a partir de estratégias de comunicação em saúde para a população geral e, especialmente, para as populações mais vulneráveis, por meio da educação permanente das equipes de saúde, com o desenvolvimento de ações estratégicas de prevenção coletiva da doença, é de suma importância para a redução no quantitativo de novos casos no município.

DOENÇAS – As doenças transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada.

“É importante lembrar também que uma pessoa pode estar infectada por mais de um vírus ao mesmo tempo e que a mesma pessoa pode contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) várias vezes ao longo da vida”, lembra Kessy.

“Desta forma precisamos alertar as pessoas para buscarem a testagem. Os testes estão disponíveis para toda a população nas Unidades Básicas de Saúde do Municipio de Linhares, bem como no Naps”.

Segundo ela, as ISTs podem ainda provocar consequências graves para o organismo, com sequelas para o resto da vida, podendo até mesmo evoluir para óbito, se não tratadas em tempo oportuno. As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/AIDS, por exemplo.

ATENDIMENTO – A secretaria municipal de Saúde mantém em sua rotina o acesso gratuito ao diagnóstico, em todas as unidades de saúde, com a realização de testes rápidos para detecção de IST’s, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Estes exames ficam prontos em cerca de 30 minutos.

Pessoas diagnosticadas com as outras IST’s são encaminhadas para acompanhamento e tratamento no Naps, que é a referência municipal neste atendimento.