Inscrições abertas para Oficina de Mediação de Leitura Literária direcionada a professores da Educação Infantil de Linhares

Estão abertas as inscrições para a “Oficina de Mediação de Leitura Literária”, uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e o professor Ronis Faria de Souza, que é poeta e pesquisador. O público-alvo são professores da Educação Infantil, anos iniciais e finais, que devem garantir vaga acessando o link  https://forms.gle/z8hxC4rCpKFDCpYPA, até a próxima terça-feira, dia 29. As vagas são limitadas.

Conforme explicou o professor Ronis, o projeto consiste na realização de oficinas para a discussão do eu leitor do professor da Educação Básica, tendo como perspectiva principal a leitura literária.

“Aprofundando essas perspectivas, a formação discutirá as relações entre leitura literária e formação entre os professores, enfatizando-se um cenário em que a leitura literária seja a mediadora entre a formação, performance profissional, e de modo especial, a fruição artística”, completou o poeta.

A primeira turma da oficina, que é um projeto elaborado pelo professor Ronis e aprovado por meio do Edital Doce Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Renova, aconteceu nesta quarta-feira (23). O próximo encontro será na sexta-feira (25), das 13h30 às 17h, e o último na quarta-feira, dia 30, das 8h às 11h30, com carga horária de 4 horas.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, comentou sobre a importância da participação dos professores nessa iniciativa. “A relevância do projeto está principalmente em resgatar a poesia na leitura, na interpretação, o que contribui e muito para melhorar os índices de analfabetismo funcional que estão muito ligados à sensibilização dos textos que lemos”, destacou.

Cada professor participante receberá um kit com apostila, um exemplar do livro “Travessia, 2017, de Ronis Vila Verde”, que deverá ser retirado na Secretaria de Educação de Linhares, e certificado de participação.