Mais de 120 mulheres são atendidas com exames de Papanicolau durante mutirão da Casa Rosa
Durante o mutirão de exames de Papanicolau (preventivo) realizado pela Casa Rosa, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), foram atendidas mais de 120 mulheres. A ação aconteceu durante o sábado (19) e o público-alvo foram as mulheres com faixa etária a partir de 18 anos.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, disse que a ação teve por objetivo detectar precocemente e tratar lesões que possam evoluir para o câncer de colo de útero e que o resultado do exame será entregue em até 15 dias. As pacientes que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento na própria Casa Rosa.
“Esse é o segundo mutirão que realizamos e por meio dessas campanhas de prevenção e promoção a saúde, conseguimos detectar precocemente qualquer anormalidade, intervindo de forma precoce no tratamento, proporcionando, por conseguinte, mais chances de cura para a paciente”, disse a diretora, lembrando que o exame preventivo é ofertado o ano inteiro nas unidades básicas de saúde do todo município. As pacientes que porventura apresentarem alguma alteração são direcionadas para a Casa Rosa, referência no tratamento.
Sobre o exame
O exame de papanicolau é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero. A partir da coleta e análise do material uterino é possível detectar anomalias nas células da região vaginal, além de outras doenças, como o HPV (papiloma vírus humano).
A doença
O câncer de colo do útero é o segundo que mais leva mulheres a óbito no país. É uma doença que, se detectada precocemente, tem 100% de chance de cura. Por isso a importância em realizar o exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano.
Em caso de sinais e sintomas suspeitos, como protuberância ou nódulo anormal, dor contínua inclusive durante as relações sexuais, cansaço inexplicável, perda de apetite ou de peso não intencional, sangramento anormal, feridas que não cicatrizam e/ ou sintomas inespecíficos que não melhoram, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.