Linhares vai iniciar vacinação da população em geral de 55 a 59 anos e profissionais da educação acima de 18 anos nesta quinta-feira (3)

O Município também dará continuidade à vacinação de profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores) e das pessoas com comorbidades acima de 18 anos

Em todos estes públicos serão aplicadas o imunizante Oxford/Astrazeneca produzido no Brasil pela Fiocruz. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é aplicar grande parte das 5.539 doses recebidas para estes públicos prioritários.

As equipes de vacinação da secretaria municipal de Saúde irão trabalhar normalmente nesta quinta-feira (3), ponto facultativo da tradição cultural e religiosa de Corpus Christi. É que Linhares vai iniciar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população em geral de 55 a 59 anos (sem comorbidades), profissionais da educação acima de 18 anos, pessoas com comorbidades acima de 18 anos e profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores)

Em todos estes públicos serão aplicadas o imunizante Oxford/Astrazeneca produzido no Brasil pela Fiocruz. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é aplicar grande parte das 5.539 doses recebidas para estes públicos prioritários.

A aplicação da primeira dose da vacina para população geral de 55 a 59 anos e pessoas com comorbidades 18 anos acima (laudo obrigatório), ocorrerá em todas as 20 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (USB) da sede do Município, das 8 às 17 horas. (Ver relação no final desta matéria).

Já a vacinação dos profissionais de educação acima de 18 anos e profissionais que atuam no transporte coletivo do Município, a vacinação será na Unidade Sanitária de Linhares (USL), que funciona no antigo Hospital Talma, no bairro Colina, das 8 às 17 horas.

Para as pessoas com comorbidades acima de 18 anos, o procedimento para comprovar a doença pré-existente segue alguns critérios. A secretaria municipal de Saúde reforça que os laudos podem ter sido emitidos no prazo máximo de três anos.

• A secretaria municipal de Saúde de Linhares informa que para obter o documento que comprove a comorbidade, os usuários do Sistema Único de Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde para a emissão do documento que comprove a doença pré-existente;

• Também tem validade o laudo assinado pelo médico assistente do paciente que será vacinado;

• A secretaria de Saúde pontua que as equipes de vacinação foram orientadas a não aceitarem laudos médicos sem especificações claras das condições e comorbidades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A expectativa da secretaria municipal de Saúde é aplicar grande parte das 5.539 doses recebidas para estes públicos prioritários.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que o Município segue todos os critérios determinados pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. “A nota aponta estratégias com objetivo de garantir transparência e fiscalização do grupo das comorbidades, como utilização do prontuário do paciente, cadastro prévio das pessoas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI) ou outros documentos”, complementa.

Unidades de Saúde da Sede

Unidades de Saúde que estarão abertas nesta quinta-feira (3/6) no horário de 8 às 17h, para vacinação de pessoas acima de 18 anos com comorbidades (laudo obrigatório) e população em geral de 55 a 59 anos sem comorbidades:

– UBS Aviso

– UBS Araçá

– UBS Interlagos I

– UBS Interlagos II

– UBS CAIC

– UBS Shell

– UBS BNH

– UBS Lagoa do Meio

– UBS Jardim Laguna

– UBS São José

– UBS Linhares V

– UBS Nova Esperança

– UBS Planalto

– UBS Santa Cruz

– UBS Canivete

– UBS Conceição

– UBS Três Barras

– UBS Centro

– UBS Bebedouro

– UBS Residencial Rio Doce