Linhares inicia imunização de rodoviários contra a Covid-19

Nesta terça-feira (1/6), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, deu início à imunização dos trabalhadores do transporte coletivo contra a Covid-19. A vacinação acontece das 8 às 16 horas, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), antigo Hospital Talma, no bairro Colina.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram disponibilizadas 250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que serão aplicadas nos rodoviários, seguindo a listagem com os nomes dos colaboradores, apresentada pelas empresas de transporte coletivo que atuam na cidade.

Pessoas em situação de rua

A partir das 19h30 de hoje, a equipe da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Assistência Social percorrerão as ruas do município para imunizar pessoas em situação de rua, após mapeamento realizado pelos agentes do programa de Abordagem Social da Prefeitura de Linhares.

Na ocasião, além da imunização, as equipes realizarão testes rápidos para detecção e diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e hepatites B e C; e orientação necessária para a prevenção da Covid-19.

Comorbidades

Nas 32 Unidades de Saúde da sede e interior do município, acontece a imunização de pessoas acima dos 30 anos, que apresentam alguma comorbidade listada pelo Ministério da Saúde. A imunização é realizada nas Salas de Vacinação, no horário das 8 às 17h. No ato, o paciente deve apresentar laudo médico, CPF ou carteira do SUS.