Com o apoio da Prefeitura, projeto social de Bebedouro cria oportunidades e atletas são monitorados por clubes brasileiros de futebol

Atualmente, o projeto atende cerca de 283 atletas linharenses e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e de Assistência Social. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Continuar criando oportunidades no mundo do futebol para as crianças e adolescentes do distrito de Bebedouro que sonham em ser jogador profissional é uma das funções do projeto ‘Associação Campeões de Vida’, que atualmente atende cerca de 283 atletas linharenses e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e de Assistência Social.

Os exemplos desta nobre missão de descobrir talentos, são os atletas Gabriel dos Santos Dias, Dawid Almeida e Eduardo de Souza convocados recentemente para fazer testes na equipe do Brusque, de Santa Catarina, e de Lucas Bernardo que é monitorado pelos olheiros dos times do Flamengo e de Criciúma.

Lucas Bernardo, tem 14 anos e vê o sonho de integrar tanto o time profissional do Flamengo quanto do Criciúma mais de perto. “É motivo de muita felicidade ter a oportunidade de fazer teste nesses dois clubes que tem histórias brilhantes no futebol brasileiro. Agora, vou me preparar e treinar com muita disciplina para que eu possa alcançar os meus objetivos dentro de campo”, disse.

Lucas Bernardo está muito feliz por ter sido convocado para fazer testes nos times do Flamengo e Criciúma.

A felicidade também estampa o rosto do atleta Eduardo de Souza, de 15 anos, convocado para testes pelo Brusque, time lá de Santa Catarina. “Vou fazer de tudo pra eu passar no teste, para que no futuro eu seja um jogador profissional como o Neymar. Só tenho a agradecer aos profissionais do projeto e a minha família por acreditar e estar junto comigo neste sonho”, comentou o atleta.

Com o sorriso estampado no rosto, o atleta Eduardo de Souza também está muito feliz por ter sido convocado para fazer testes pelo Brusque, time lá de Santa Catarina

Gabriel dos Santos Dias, tem 14 anos, também foi convocado para testes no Brusque e destaca que o projeto vai muito além do futebol. “Assim como eu, muitos daqui estavam na rua e se não fosse este projeto poderíamos estar envolvidos no mundo das drogas. O projeto é fundamental para formar cidadãos de bem, pais de família e não apenas um jogador de futebol. Eu graças a Deus fui convocado para fazer teste num time profissional, e com isso estou tendo a oportunidade de transformar a minha vida”, disse confiante.

Já para Gabriel dos Santos Dias que também foi convocado para fazer testes no Brusque, o projeto vai muito além do futebol.

O coordenador do projeto Associação Campeões de Vida, Neemias Santos, pontua que é uma alegria muito grande ver o projeto criando tantas oportunidades para as crianças e adolescentes da comunidade de Bebedouro. “Hoje, por exemplo, já temos 14 atletas do projeto treinando em vários clubes brasileiros e fora do Brasil. Isso representa uma alegria muito grande para todos nós, porque nunca na história, a comunidade de Bebedouro teve tantos atletas potencializados na modalidade do futebol como agora”, exaltou o coordenador, informando que os atletas só estão aguardando abertura dos alojamentos para poder viajar. 

“O projeto social de Bebedouro é um grande exemplo de transformação na vida de muitas crianças e adolescentes de Linhares. É uma realidade. Por isso, é de extrema importância a Prefeitura realizar e apoiar projetos que promovam a inclusão social, disciplina, educação e que ajuda a nossa cidade ser um celeiro de talentos não somente no futebol, mas também em outras modalidades. Estamos todos na torcida pelo Dawid, Eduardo, Gabriel e o Lucas”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Sobre o projeto

O projeto “Associação Campeões de Vida” funciona no Complexo Esportivo “Antônio Jovita”, no distrito de Bebedouro, mantido pela Prefeitura de Linhares. Atualmente, cerca de 283 atletas participam do projeto. Os treinos acontecem às terças, quintas, sextas e sábados, das 7h30min às 17h30min.

As atividades funcionam respeitando todas as medidas recomendadas em decorrência da pandemia.

Como participar?

Os interessados em participar devem estar matriculados em qualquer unidade de ensino e ter idade entre 7 e 17 anos.

Para realizar a matrícula os pais ou responsáveis devem comparecer no complexo no dia dos treinos, onde receberão toda orientação sobre como efetuar a matrícula. Neste caso, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por todos.