Farmácia Básica da Unidade de Saúde do bairro São José passa a atender Medicamentos Controlados

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar medicamentos controlados “faixas vermelha e preta” na Farmácia da Unidade de Saúde do Bairro São José.

Os moradores do bairro podem retirar seus medicamentos no próprio local e serão atendidos diretamente pelo farmacêutico da unidade. A medida aproxima o atendimento à saúde levando mais conforto e agilidade para os moradores. 

Recentemente, a secretaria municipal de Saúde também disponibilizou a retirada dos medicamentos controlados em quatro localidades do interior do Município: Farias, Pontal do Ipiranga, São Rafael e Humaitá. Foto: Secom/PML.

O profissional farmacêutico desta unidade de saúde atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 12 às 16 horas. 

“Temos trabalhado sempre para deixar os atendimentos em saúde prestados pela prefeitura mais próximos e acessíveis aos cidadãos. Agora os pacientes, que antes precisavam se deslocar para retirar seus medicamentos na Farmácia Básica Municipal, no centro da cidade, podem retirá-los bem perto da sua casa”, frisou o secretário de Saúde, Saulo Meirelles.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que esta é mais uma medida de ampliação dos serviços de saúde no município. “Levar os serviços oferecidos pela prefeitura para mais perto das pessoas sempre foi um dos objetivos da nossa gestão. Vamos continuar avançando promovendo uma saúde com ainda mais qualidade e facilidade no acesso dos nossos serviços aos pacientes”, ressaltou.

Recentemente, a secretaria municipal de Saúde também disponibilizou a retirada dos medicamentos controlados em quatro localidades do interior do Município: Farias, Pontal do Ipiranga, São Rafael e Humaitá.

Farmácias Básicas Municipais

Ao todo o município de Linhares conta com 29 unidades dispensadoras de medicamentos, sendo elas: Farmácia Básica Municipal no Centro, Farmácia Básica do Canivete, 14 farmácias nas UBS de bairros e 13 farmácias nas UBS do interior.

“Nossa rede de saúde oferece os medicamentos básicos, preconizados pelo Ministério da Saúde, da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e ainda outros medicamentos importantes como o Clonazepam, que não está na lista e mesmo assim o município oferece”, destaca o Diretor de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita.

Medicamentos essenciais

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Linhares é composta por 165 itens, sendo eles, medicamentos e insumos farmacêutcos. São aproximadamente 23 mil receitas atendidas por mês na rede básica de saúde do município.