Casa Rosa promove mutirão preventivo de câncer de colo de útero no próximo sábado, dia 22

As mulheres interessadas em participar devem ter entre 18 e 60 e comparecer à Casa Rosa, no bairro Shell, entre às 9h e às 15h

As mulheres interessadas em participar devem ter entre 18 e 60 anos e comparecer à Casa Rosa, no bairro Shell, entre às 9h e às 15h, portando RG (Identidade), CPF e Cartão do SUS. Não é necessário agendamento prévio. Foto: Arquivo/Prefeitura de Linhares.

A Casa Rosa, órgão vinculado ao Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) da Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo sábado, dia 22 de maio, um mutirão de exames de papanicolau. O objetivo é detectar precocemente e tratar lesões que possam evoluir para o câncer de colo de útero.

As mulheres interessadas em participar devem ter entre 18 e 60 anos e comparecer à Casa Rosa, no bairro Shell, entre às 9h e às 15h, portando RG (Identidade), CPF e Cartão do SUS. Não é necessário agendamento prévio.

O resultado do exame será entregue em até 15 dias e as pacientes que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento na própria Casa Rosa.

“O câncer de colo do útero é o segundo que mais leva mulheres a óbito no país. É uma doença que, se detectada precocemente, tem 100% de chance de cura. Por isso é importante realizar o exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano”, afirma a médica gineclogista da Casa Rosa, Liliane Roseiro de Araújo.

O exame de papanicolau é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero. A partir da coleta e análise do material uterino é possível detectar anomalias nas células da região vaginal, além de outras doenças, como o HPV (papiloma vírus humano).

“Ressaltamos que toda a Rede de Atenção à Saúde continua disponível para o rastreamento ao diagnóstico e tratamento do câncer, seguindo todas as medidas de prevenção do coronavírus. É muito importante que a população esteja atenta aos sinais de alerta, bem como aos exames de rastreamento e procure atendimento para o correto encaminhamento e tratamento da doença”, afirma a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti.

Em caso de sinais e sintomas suspeitos, como protuberância ou nódulo anormal, dor contínua inclusive durante as relações sexuais, cansaço inexplicável, perda de apetite ou de peso não intencional, sangramento anormal, feridas que não cicatrizam e/ ou sintomas inespecíficos que não melhoram, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.