Colheita do Café: distrito do Farias recebe ônibus da saúde e orientações sobre a Covid-19 neste sábado (15)

Após cada atendimento no ônibus, o morador ou trabalhador rural recebe uma “Cartilha da Colheita do Café” com orientações voltada à prevenção do novo coronavírus. Fotos: Felipe Tozatto.

Neste sábado (15), o distrito do Farias será a última parada do ônibus da saúde do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) numa ação de parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e de Saúde. A ação tem o objetivo de garantir uma colheita do café mais segura por causa da pandemia, já no farias está uma das regiões produtoras do grão no Município. A ação ocorre das 8 às 11 horas.

Após cada atendimento no ônibus, o morador ou trabalhador rural recebe uma “Cartilha da Colheita do Café” com orientações voltada à prevenção do novo coronavírus.

O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, destaca que a colheita já iniciou em várias comunidades e que, neste período, o município recebe trabalhadores de vários estados, por isso a necessidade de redobrar os cuidados para garantir a segurança de todos.

“Seguimos na luta contra a Covid-19 e é necessário assegurarmos as medidas sanitárias, como aconteceu no ano passado, para viabilizar uma colheita mais segura de um grão que é parte integrante da cadeia alimentar brasileira. E os serviços do Naps vêm para agregar na promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores e dos moradores das nossas comunidades do interior de Linhares”, destacou Yago.

A diretora do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), Kessy Bonicenha, disse que são ofertados pelos profissionais de saúde, além das orientações sobre doenças em que o tratamento é referenciado pelo Naps, medição de temperatura, testes rápidos para detecção de DSTs, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

Caso algum trabalhador rural ou morador apresente sintomas relativos ao novo coronavírus, ele é encaminhado à Unidade de Saúde mais próxima para consulta com o profissional médico.

O ônibus já passou pelas regiões de São Rafael, Bagueira, Baixo Quartel e chega aos Farias neste sábado (15).