Escolas da rede municipal de Linhares têm 53 aprovações no Ifes

Em meio a tantos desafios que o setor de Educação do país vem enfrentando em decorrência da pandemia, mais uma boa notícia para Linhares: 53 estudantes matriculados em escolas da rede municipal foram aprovados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no Campus Linhares. Os estudantes garantiram vagas nos três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio fornecidos pela instituição, o de Automação Industrial, Administração e Meio Ambiente e ingressam no Ifes ainda este ano.

Erick Douglas Duarte Peruchi, da Emef Baixo Quartel, foi um dos alunos da rede municipal aprovado no Ifes

As escolas que tiveram alunos aprovados foram as Emefs Adelson Del Santo, no bairro Nova Esperança; Baixo Quartel, em Baixo Quartel; Caboclo Bernardo, no bairro Planalto; Cid Adalberto dos Reis, no Juparanã; Elza Roni Scarpati, na Lagoa do Meio; José Modeneze, no Canivete; Orozimbo Leite, no Guaxe; Prefeito Roberto Calmon, Aviso; Professora Urbana Penha Costa, em Povoação, e Samuel Batista Cruz, no Interlagos; e a EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no Interlagos.

Kadu Nogueira Flor foi aprovado no curso de Automação Industrial e disse que passar no Ifes foi gratificante e que está muito feliz. “A gente estuda e se dedica, espera passar, mas todo mundo quer entrar, por ser uma federal. A escola contribuiu com essa aprovação por ter professores excelentes e eu só tenho a agradecer. Sem dedicação e ajuda dos profissionais da escola não ia conseguir esse resultado”, disse o estudante da Emef Cid Adalberto dos Reis.

Erick Douglas Duarte Peruchi, da Emef Baixo Quartel, também foi aprovado no curso de Automação Industrial. “Estou muito feliz em ter conseguido essa vaga no Ifes que é muito difícil de entrar. Esse ano foi avaliado o Histórico Escolar, sendo calculadas as minhas notas nos 6º, 7º e 8º anos. Estou ansioso para chegar o dia de começar a estudar, porque é algo novo. As atividades da escola e os conteúdos do AVA vão me ajudar bastante no conhecimento quando eu entrar no Ifes”, disse.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que o aluno se refere é a plataforma da Secretaria de Educação onde são disponibilizados conteúdos que reforçam as atividades das apostilas, enviadas aos alunos neste período de pandemia, de uma forma dinâmica, enriquecendo as aprendizagens previstas para este ano, e ampliando horizontes.

“Diante de tantos desafios enfrentados nesta pandemia o município teve um resultado satisfatório na aprovação do IFES. Em 2020 foram disponibilizadas as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) a todos os estudantes que mantiveram a comunicação com seus professores, pedagogos e diretores, e, para as turmas de 9º anos foi oportunizada a Plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), local onde foram disponibilizadas atividades extracurriculares para possibilitar ainda mais seus conhecimentos”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação, Lazarela Guasti de Moura Renon.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli destacou que as aprovações são resultados da parceria entre alunos, família e profissionais da educação. “Parabenizo a todos os alunos, familiares e profissionais da educação que com todos os desafios conseguiram ser bem sucedidos numa concorrência grande que é o processo seletivo do Ifes. Isso mostra que quando o município oferece as ferramentas necessárias e o aluno se dedica a utilizá-las, e os professores se envolvem, o resultado é alcançado”, disse a secretária.

 Relação de alunos aprovados por escola:

Emef Adelson Del Santo

Lucas Vitor Tragino da Silva

Emef Baixo Quartel

Erick Douglas Duarte Peruchi

Larissa Cardoso Vergna

Emef Caboclo Bernardo

Rita Caroline Branco Andrade

Emef Cid Adalberto dos Reis

Bárbara Pinheiro Bisi

Guilherme Costa Loureiro

Guilherme ramos de Jesus

Hebert Gusmão Sena

Jadherson Saith de Almeida

Kadu Nogueira Flor

Lorrayne Silva Santana

Paula Barcelos Plotegher Langa

Octávio Camata dos Santos

Talissa Pratti Oliveira

Emef Elza Roni Scarpati

Isabelle de Lima Dambrós

Kauã Fraga Mouro

Mateus Tevezani Neves

Anna Klara Narciso do Nascimento

Eduardo Duda Peterle

Emily Tozetti Gracindo

Mariana Santos Casagrande

Natalia Lima Viana

Larissa Dalbem Fuzari

Lucas Dousseau Arantes

Lucas Mage

Aylton Davi Lima dos Santos

Enzo Fracalossi

Fernanda Martins Mendes

Julia Ganda Deboni

Lara Cristina Silva Ferreira

Mariana dos Santos Boff

João Paulo Caliman Dalbem

Beatriz Loureiro de Queiroz

Davi Neitzel Pany

Emef José Modeneze

Isaque Santos Maroveta

Emef Orozimbo Leite

Júlia Betiato Bobbio

Letícia Passabom dos Santos

Emef Prefeito Roberto Calmon

Paulo Alexandre Duarte Comin

Ester Rodrigues Lemos

Emef Professora Urbana Penha Costa

Jhonnatas Thierry da Silva (Suplente)

Nathiely dos Santos Leão

Emef Samuel Batista Cruz

Gustavo Lucas Roffa Resende

Isabela de Oliveira Melhori

Joáo Pedro Chodacki Santos

Yasmin dos Santos Nascimento

Tiago Braun Oliveira

EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho

Adalto Neitzel Mitre Junior

Camila Fregona Maciel

Brendha Kethellyn da Silva

Isabela Moro de Almeida

Juliany Monteiro Fornaciari

Kayllane da Silva Brito Caliman

 Maria Eduarda Souza Simões