Dona Elidia Gaburro Largura: Profissional exemplo de dedicação e amor ao próximo na pandemia

Dedicação, respeito e amor ao próximo: é assim que os colegas de profissão definem dona Elidia Gaburro Largura, técnica de enfermagem que atua na linha de frente vacinando contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Horizonte. Aos 68 anos, a profissional poderia estar em casa pela idade, mas decidiu, desde quando a pandemia começou, por ficar à disposição para ajudar as pessoas.

Aos 68 anos, a profissional poderia estar em casa pela idade, mas decidiu, desde quando a pandemia começou, por ficar à disposição para ajudar as pessoas. Fotos: Felipe Tozatto.

Dona Elidia trabalha na área da saúde há 53 anos, sendo 40 deles dedicados à rede municipal de Linhares, atuando, dentre outras frentes, direto na sala de vacinação. Ela não se ausentou do serviço desde que começou a pandemia. A servidora já foi imunizada e não contraiu a doença.

“Não me afastei da unidade porque gosto de ajudar a saúde e a população. Sou muito feliz e contente de ficar aqui fazendo o meu trabalho com dedicação e carinho. Trabalho nessa área desde os meus 16 anos, já vou fazer 69 anos, e tenho uma alegria enorme em cuidar desde as criancinhas até as pessoas com mais idade. Nunca me vi fazendo outra coisa a não ser cuidar das pessoas com amor e quero trabalhar por muito tempo ainda”, ressaltou Elidia.

A servidora frisou o sentimento de imunizar as pessoas nesse momento delicado que o país enfrenta. “A vacina é uma dose de esperança para nós e imunizar uma pessoa traz um sentimento de que isso tudo vai passar”, disse, emocionada, lembrando que até o momento da entrevista, na manhã desta sexta-feira (26/3), havia vacinado mais de 60 pessoas.

Dona Elidia é muito querida pelos funcionários da Unidade Básica de Saúde, do bairro Novo Horizonte. “Somos muito felizes em ter a Elidia aqui, porque atende as pessoas com muito amor. Ela não se ausentou em nenhum momento para atuar na linha de frente ao combate da pandemia”, disse a Keylla Grassi, recepcionista da unidade.

O enfermeiro José Geraldo Fontana, coordenador da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do bairro BNH, conhece a servidora há muitos anos e falou do orgulho em tê-la como colega de profissão.

“Elidia leva muito a sério o juramento que fez no curso técnico de enfermagem. Ela coloca o cuidado, o zelo e a preocupação com o próximo acima dos riscos que essa doença vem causando. É uma funcionária que sempre está à disposição e se orgulha por estar na linha de frente no combate à Covid e nós temos muito orgulho dela. Por dona Elidia, por todos os profissionais que estão lutando contra essa doença, por toda a população, pedimos às pessoas que se protejam mais e levem mais a sério os cuidados necessários para contermos essa doença”, disse o enfermeiro.