Coronavírus: idosos contam com apoio de servidores municipais para compras no supermercado e farmácia

Dona Sunta Nardi dos Anjos, de 71 anos é uma das assistidas do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Interlagos e desde o início da pandemia conta com uma ajuda que a deixa mais segura: o apoio da equipe do projeto Vivenciarte, vinculado à secretaria municipal de Assistência Social.

Dona Sunta achou a iniciativa muito importante para se prevenir contra o novo coronavírus. Fotos: Felipe Tozatto.

São eles que vão ao supermercado e a farmácia para Dona Sunta em casos emergenciais. Além dela, vários outros idosos que residem sozinhos e são assistidos pelo projeto recebem a boa ação dos servidores.

Aproximadamente 30 idosos que moram sozinhos e são referenciados nos CRAS do Município já foram atendidos pela iniciativa. O objetivo é protegê-los do novo coronavírus e conscientizá-los sobre a importância do isolamento social neste momento que é considerado o mais grave da pandemia.

“Eu achei a iniciativa muito importante, pois sabemos que a pandemia do coronavírus ainda não acabou. Só de pensar que vou conseguir evitar sair de dentro da minha casa para ir a alguns desses lugares já é um alívio, pois muitas vidas estão sendo destruídas por esse vírus que não escolhe ninguém para contaminar. Peço a todos que use máscara, higienize as mãos e só saia de casa em caso de extrema necessidade”, orientou Dona Sunta.

O coordenador do Projeto Vivenciarte, Samuel Roni, reforça que, o idoso que se encaixa nesse perfil, e precisa se dirigir à farmácia, supermercado e a uma lotérica para pagar contas, por exemplo, tem que acionar a equipe do projeto, que irá se deslocar até a sua residência para atendê-lo. Os profissionais também oferecem máscaras de proteção individual e álcool em gel aos idosos.

“Nossa equipe está de prontidão para ir a alguns desses lugares ou solicitar o serviço delivery para atender as necessidades desses idosos, com o intuito de evitar que os mesmos fiquem se expondo ao vírus, principalmente nesse momento tão crítico da pandemia”, destacou o coordenador.

Além disso, o projeto orienta e reforça junto aos idosos os cuidados que devem ser mantidos em relação à doença, uma vez que os mesmos estão classificados no grupo de risco. Todas as medidas de prevenção à Covid-19 são adotadas pelos profissionais durante os atendimentos.

Para solicitar a equipe, o idoso deve entrar em contato no telefone: 3373-4454.