Prefeitura estende atendimento de casos suspeitos da Covid-19, com a descentralização de teste rápido para seis unidades de saúde

A Unidade de Saúde do Planalto é uma das que farão a testagem do paciente caso haja a indicação médica. Fotos: Felipe Tozatto/Secom.

Para garantir mais conforto e comodidade a pacientes que procuram a Unidade Sentinela, que funciona anexa ao Hospital Geral de Linhares (HGL), e que é voltada para o atendimento de casos leves e moderados da Covid-19 e outras síndromes gripais, a secretaria municipal de Saúde estendeu o atendimento com a descentralização de testes rápidos para seis unidades de saúde de Linhares: Bebedouro, Santa Cruz, Interlagos (Caic), Interlagos I (próximo ao novo Complexo Esportivo), Lagoa do Meio e Planalto.

Das seis unidades, duas – Bebedouro e Planalto –  funcionarão todos os sete dias da semana, de domingo a domingo, sendo das 7 às 21 horas de segunda a sexta e sábados e domingos de 7 as 19 horas.

As demais unidades de saúde:  de Santa Cruz, Interlagos (Caic), Interlagos I (próximo ao novo Complexo Esportivo) e Lagoa do Meio, funcionarão no horário normal, das 7 às 17h, de segunda a sexta feira.

Em todas esses locais, o atendimento será feito por demanda espontânea.

O paciente chega e logo é encaminhado para a triagem, com a verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, temperatura, oxigenação do sangue e glicemia. Se necessário, será encaminhado ao médico que, constatando a necessidade, o indicará para exames complementares.

Em caso de suspeita da Covid-19, e estando dentro dos dias de sintomas, o paciente realiza o teste rápido para detecção da Covid-19 na própria Unidade (teste antígeno swab ou sorológico), sem necessidade do paciente ser encaminhado para Unidade Sentinela anexa ao HGL.

A Unidade de Saúde do bairro Lagoa do Meio também vai receber pacientes com sintomas da Covid-19.

Além da realização do teste rápido, o paciente recebe o protocolo medicamentoso quando há indicação do profissional médico. Se o paciente não estiver nos dias de sintomas para realização do exame para detecção da Covid-19, ele será atendido e orientado a retornar na data correta para realização do exame.

Nas seis unidades de saúde, os casos identificados como moderados ou graves, ou aqueles pacientes que necessitam de exames complementares, serão encaminhados para Unidade Sentinela.

“A iniciativa nesses pontos é o fortalecimento do trabalho da Prefeitura, que é desenvolvido desde o início da pandemia em Linhares, em mais uma fase crítica da doença. O objetivo é garantir, de forma descentralizada, o atendimento ao paciente logo nos primeiros sinais e sintomas da doença, para evitar o agravamento e a necessidade de internação hospitalar, assim como, garantir o isolamento do paciente para evitar a contaminação dos seus familiares”, frisa o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

De acordo com o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, as mudanças foram pensadas para melhorar ainda mais o acesso ao atendimento de saúde oferecido para toda a população da sede e do interior do Município.

“Com uma estrutura descentralizada e maior conseguiremos ampliar o número de atendimentos e garantir mais conforto aos pacientes, sem perdas no atendimento já ofertado na Unidade Sentinela”, afirmou o secretário de Saúde.

A secretaria municipal de Saúde ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves, como falta de ar, devem procurar atendimento na Unidade Sentinela do HGL.

Linhares investe R$ 6 milhões na aquisição de 44 mil testes

Linhares é o município que mais testa em todo o Espírito Santo Santo. Desde o início da pandemia, em 2020, a Prefeitura de Linhares já investiu mais de R$ 6 milhões na aquisição de 44 mil testes.

Durante o período da pandemia, o município recebeu do Governo do Estado do Espírito Santo 7.175 testes.