UPA 24h registra aumento no número de atendimentos e profissionais alertam para síndromes respiratórias graves

O numero de crianças afetadas pelo novo coronavírus até o momento no mês de março, aumentou em 95% comparativamente com todo o mês de fevereiro. Por outros vírus este número aumenta ainda mais, chegando a triplicar. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Com o aumento de casos de Covid-19 e diante do crescimento no número de internações em crianças e jovens por patologias associadas à respiração, a secretaria municipal de Saúde de Linhares informa que foram detectados outros vírus respiratórios responsáveis pelo aumento de atendimentos destes grupos, além do coronavírus.

A unidade referência da Prefeitura de Linhares é a Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, a UPA Infantil, no bairro Shell, responsável por fazer o atendimento de crianças de forma espontânea e encaminhadas pelas unidades básicas de saúde da sede e do interior do município.

Até o momento no mês de março, houve um aumento no número de atendimentos pediátricos, sendo que 70% destes são atribuídos a síndrome gripal. Com o aumento do número de infecções respiratórias, a incidência de síndrome respiratória aguda grave aumentou em 60% comparativamente com o mês de fevereiro.

O numero de crianças afetadas pelo novo coronavírus até o momento no mês de março, aumentou em 95% comparativamente com todo o mês de fevereiro. Por outros vírus este número aumenta ainda mais, chegando a triplicar.

A maioria dos atendimentos se concentra na faixa etária de 0 a 4 anos de idade.

A diretora da UPA Infantil, Débora Tesch, pontua que, além do novo coronavírus, existem pelo menos três tipos de vírus que causam a SRAG: o Influenza, o Vírus Sincicial Respiratório e o Adenovírus. Ela recomenda que os pais estejam vigilantes aos sintomas apresentados nas crianças, mesmo sabendo que boa parte deste grupo apresenta quadro assintomático (que não apresenta sintomas da doença).

“É importante estar alerta, caso o pai ou mãe já tenha tido contato com o vírus, porque provavelmente a criança vai ter também. Então, olhar bem os sintomas antes de encaminhar a criança ao serviço de saúde. Nossas equipes de profissionais estão prontas e a postos para enfrentar este momento difícil”, destacou Débora.

Atualmente, a UPA conta com 16 médicos pediatras e contratou mais profissionais para fortalecer a rede de atendimento. Além disto, a Unidade conta com 58 profissionais nas áreas de serviço social, enfermagem, farmácia e administrativo, A UPA Infantil funciona os sete dias da semana, 24 horas por dia.

A maioria dos atendimentos se concentra na faixa etária de 0 a 4 anos de idade.

Atendimento – Os sintomas de uma síndrome gripal, independente do vírus causador, perpassam pela febre, tosse, dor de garganta, insuficiência respiratória e dores no corpo, entre outros.

A médica pediatra da UPA Infantil 24h, Dandara Moulin Porto, afirma que o atendimento de crianças tem aumentado, diferente do que aconteceu no início da pandemia, quando os casos estavam concentrados no público adulto.

“No início da pandemia, os casos em pediatria estavam mais tranquilos, mais calmos, e o grande atendimento nos adultos. Agora, temos tido muitas crianças internadas, muitas crianças agravando, então o alerta na pediatria está acontecendo agora. O meu apelo é para a população se cuidar, para todo mundo usar máscara, evitar sair, para a gente tentar diminuir essa questão da disseminação do vírus e sobreviver até a vacina chegar para todos”, disse ela.