Secretário de Desenvolvimento Rural e Interior de Colatina visita Linhares para conhecer plano agropecuário do Município

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, receberam nesta terça-feira (23), o secretário de Desenvolvimento Rural e Interior, Raphael Guimarães Soares, e o engenheiro Ricardo Pretti, de Colatina. Eles vieram ao município para conhecer detalhes do Plano Agro que é desenvolvido nas comunidades rurais de Linhares.

Fiorot destacou a satisfação em recebê-los, a importância da troca de experiências e do Município de Linhares despertar o interesse de várias regiões do país para os resultados das ações locais desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura.

“Vieram para conhecer o Plano Agro Linhares, em especial o Programa Municipal de Fruticultura. Apresentamos também o todo o conceito aplicado na construção das barragens, como temos fomentado a cultura do cacau no município e conduzido os polos de frutas. É muito importante essa troca de experiências, assim como transmitir a forma como se deu toda a construção, criação, as metodologias aplicadas e os instrumentos legais que são utilizados para desenvolver todas as ações do plano agropecuário local e os resultados que temos alcançado”, disse o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

Recentemente, a vice-prefeita eleita de Rio Piracicaba (MG), Aparecida Araújo, veio a Linhares conhecer as ações da Prefeitura no setor agrícola. Representantes da cidade de Águia Branca e de municípios do Sul da Bahia, também já fizeram visitas ao Município com o mesmo objetivo.

“A reunião foi ótima para estreitarmos os projetos que estamos pensando em desenvolver em Colatina com o pequeno produtor rural, para diversificação da sua renda, já que o nosso carro-chefe hoje é o café. Fomos muito bem recebidos pelo vice-prefeito Bruno e o secretário Franco que nos disponibilizou materiais sobre as leis e os projetos. Linhares se destaca na fruticultura e vimos que a implantação de novas frutas tem dado certo, e isso servirá de exemplo para nós”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural e Interior, Raphael Guimarães Soares.

Principais programas desenvolvidos em Linhares:

Programas Conservação de Água e Solo (Barragens e caixas secas)

Programa Municipal de Fruticultura

Programa de Revitalização da Cultura do Cacau

Regularização das agroindústrias

Programa de Incentivo à Qualidade do Café Conilon