Segunda dose da vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada em Linhares

Foram reservadas 1.823 doses do imunizante para a aplicação no primeiro grupo prioritário, os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia e os idosos e deficientes institucionalizados. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Os profissionais de saúde da rede municipal que atuam na linha de frente no combate a Covid-19 e os idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência começaram a receber a segunda dose da vacina Coronavac nesta quinta-feira (18). No total, são 1.823 doses do imunizante produzido pela chinesa Sinovac em parceria com Instituto Butantã, que estavam reservadas na Central de Vacinas.

Repetindo o esquema da primeira etapa, a aplicação está sendo feita nas instituições de longa permanência e nos hospitais referência do Município: HGL, Rio Doce e Unimed.

“Estamos otimistas com o início de mais uma etapa para a imunização dos grupos prioritários e organizados para seguirmos com a vacinação de toda a população, seguindo sempre as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que é um programa de vacinação reconhecido internacionalmente”, afirmou do secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

O secretário reforçou que a vacinação contra a Covid-19 em Linhares ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada conforme as instruções normativas do Ministério da Saúde e da secretaria de estado da Saúde (Sesa).

A vacinação segue rigorosamente os critérios definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Medidas de Prevenção devem continuar

Para quem precisa continuar trabalhando na linha de frente, a sensação de receber a segunda dose da vacina que protege contra a covid-19 é de tranquilidade.

“Fico mais aliviada, primeiro porque meus pais são idosos e depois, pela minha saúde, porque lido diretamente com pacientes contaminados”, afirma Ketoly Pascoal Colati, médica que atua na Unidade Sentinela, referência Covid-19 em Linhares, e que funciona anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL).

A imunização completa com as doses indicadas só não traz ainda o relaxamento das medidas de prevenção como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. “A vacina nos dá mais segurança, claro, mas os cuidados vão continuar os mesmos até que essa pandemia chegue ao fim”, pede a médica.

Com as 1.823 vacinas reservadas para a aplicação da segunda dose, Linhares recebeu até agora 4.911 doses, sendo 2.731 do imunizante Coronavac produzido pelo Instituto Butantã e 2.180 do imunizante AztraZeneca, produzido pela Fiocruz.

A vacinação ocorre simultaneamente nos três hospitais referência contra a Covid-19 em Linhares: HGL, Rio Doce e Unimed.