Prefeitura amplia serviço de limpeza nas praias de Linhares durante o período de carnaval

Apesar da ausência de festividades neste período de carnaval, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), criou um cronograma especial de limpeza e manutenção de ruas e avenidas dos balneários da cidade, até o dia 21 de fevereiro.

Nessa quarta-feira (10), em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, as equipes da Semob executaram os serviços de patrolamento em estradas da região, a depender das condições climáticas. No mesmo dia foi realizada a coleta de entulho na localidade de Regência. No Pontal, o serviço acontece diariamente até o dia 17 de fevereiro.

A limpeza das praias dos três balneários acontece diariamente a partir de sábado (13) até o dia 17, além dos dias 20 e 21 de fevereiro. Enquanto a capina, roçagem e varrição acontecem diariamente entre os dias 11 a 17 de fevereiro, em Pontal do Ipiranga, e do dia 12 a 17 nos demais balneários.

Diariamente, do dia 13 a 17 de fevereiro, será realizada a coleta de lixo comercial e doméstico em Pontal do Ipiranga, e nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro nas praias de Regência e Povoação.

Ainda, conforme o cronograma especial, a manutenção da iluminação pública será executada no dia 12 em Pontal do Ipiranga e Povoação, e no dia 13 em Regência. A partir do dia 13 uma equipe de plantão ficará responsável pela manutenção da iluminação pública nos balneários.

Instalação de contêineres e papeleiras

Para reforçar as ações de limpeza pública nos balneários, a Prefeitura de Linhares instalou contêineres e papeleiras que auxiliam no recolhimento do lixo. Ao todo são 56 contentores, com capacidade para 1.000 litros cada, além de 54 papeleiras que foram implantados em pontos estratégicos de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

Em Pontal do Ipiranga, 40 contêineres foram instalados na Primeira, Segunda e Terceira Avenidas, além do riozinho, bem como 30 unidades de papeleiras; já em Regência e Povoação são oito contentores e 12 papeleiras instalados em cada balneário.

Evite aglomerações

Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de que os brasileiros evitem aglomerações e o contato próximo com outras pessoas.

A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como espirro; tosse; gotículas de saliva; contato físico com uma pessoa infectada e toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos).

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de muitas pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.