Operação “Salvamar” garante segurança de banhistas nas praias de Linhares

Buscando garantir mais segurança aos banhistas que procuram as praias de Linhares para se refrescar nesta temporada de verão, a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com o Corpo de Bombeiros, intensifica os trabalhos da Operação “Salvamar”, principalmente nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas aumenta das três praias do município: Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

De acordo com a Corporação, desde o início do verão, no dia 21 de dezembro, os guarda-vidas já atenderam mais de 850 ocorrências nos três balneários. Entre as principais ocorrências estão: resgates, atendimentos hospitalares e abordagens preventivas.

Segundo o cabo do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares e supervisor dos guarda-vidas, Daniel Soares Pesente, um adolescente veio a óbito enquanto tomava banho numa área fora de atuação dos profissionais, na Foz do Rio Doce, em Povoação. Por esse motivo, ele chama a atenção das pessoas para procurarem os locais que estão sendo monitorados pelos guarda-vidas.

“Infelizmente um adolescente perdeu a vida enquanto tomava banho num local sem monitoramento dos guarda-vidas. Por isso, orientamos que as pessoas procurem sempre os pontos em que os profissionais estejam atuando, para evitar os riscos de afogamento”, orientou.

A Operação “Salvamar” conta com 30 guarda-vidas e distribuídos entre as três praias com atuação diária. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os profissionais também reforçam as orientações em relação às medidas de combate e enfrentamento ao vírus. 

Dicas para aproveitar o verão de forma segura nas praias de Linhares:

– Evitar ficar aglomerados;

– Mantenha sempre o distanciamento social;

– Faça sempre o uso da máscara de proteção facial;

– Faça sempre a higienização das mãos com álcool em gel;

– As crianças não devem ficar longe do raio de visão. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos a elas;

– Evitar colocar bóias em crianças e deixá-la sozinha no mar;

– Não cometer excessos na alimentação. Aguardar duas horas, no mínimo, para banhar-se;

– Ter em mente que bebida alcoólica não combina com banho de mar;

– Nadar apenas em áreas supervisionadas por salva-vidas;

– Nadar sempre em companhia de outras pessoas. Evite nadar sozinho;

– Evitar deslocar-se muito para o fundo, tendo a água na altura da cintura;

– Respeitar o limite para banhistas;

– Ter cuidado com depressões e bancos de areia.