Prefeitura investe em materiais de proteção para estudantes e profissionais da Educação para a volta às aulas

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu na aquisição de materiais de proteção para as 110 escolas da rede municipal de ensino que se preparam para iniciar o ano letivo com segurança no próximo dia 8 de fevereiro. A entrega dos materiais já foi iniciada e a previsão é que até o dia 12 de fevereiro todas as escolas da Prefeitura estejam abastecidas.

Entre os itens adquiridos estão: sabonete líquido, álcool 70 gel, álcool 70 líquido, termômetro, fita zebrada, fita demarcação, papel toalha, dispenser pedal, dispenser papel toalha, dispenser sabonete líquido, máscaras, água sanitária e protetor facial. Também foram adquiridos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as serventes que atuam nas unidades de ensino como uniforme, máscaras, luvas, botas e protetor facial.

Além disso, máscaras de tecido serão entregues aos estudantes — duas para cada -, e protetores faciais aos professores e equipes gestoras das escolas, além de fitas adesivas para orientar o distanciamento em salas de aula e espaços comuns.

“Nós já estamos preparados para receber nossos alunos com toda a segurança. Eles, assim como os professores e os demais profissionais da Educação, sentem muita falta do cotidiano na escola”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli. “Os alunos estão conscientes de todo o cuidado que precisam ter e sabem que não é só na escola; precisam se prevenir onde quer que eles forem e também levar essa conscientização para dentro de casa”, salienta.

Os três principais documentos que têm norteado a aquisição dos produtos e materiais pela Prefeitura de Linhares são: Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020; Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R, de 29 de setembro de 2020; Nota Técnica Covid-19 n° 82/2020 GEVS/SESA/ES; Além dos decretos municipais que são expedidos.

Ano letivo 2021 — Com início previsto para 8 de fevereiro (Ensino Fundamental e Educação Infantil para as crianças de 4 a 5 anos), o ano letivo nas escolas municipais terá formato híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto os demais estudantes continuam com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), simultaneamente. As aulas para as crianças de 1 a 3 anos terá início no dia 1º de março.

A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes (três semanas em aula remota e uma semana em aula presencial). O retorno presencial será facultativo às famílias, ou seja, não será obrigatório.

Ao chegar à escola, todos os alunos terão suas temperaturas medidas. O uso de máscara é obrigatório, assim como a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento mínimo de 1,5 metro dentro das salas. Além disso, a capacidade de cada sala de aula será limitada ao máximo de 1/4 de ocupação.

Mapa de Risco – O retorno às aulas em Linhares estará condicionado à classificação do Município no Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo. Se o município estiver classificado em baixo risco ou moderado, as aulas ocorrerão conforme cronograma. Mas, se o Município for classificado como Risco Alto, as aulas serão suspensas.

Plano Estratégico – As escolas seguirão rigorosamente o Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC), elaborado conforme Portaria Conjunta Sedu/Sesa 01-R, de 8 de agosto de 2020. Várias reuniões já foram realizadas junto ao Comitê de Retorno às Aulas do Governo do Estado e Conselho Municipal de Educação de Linhares.

Medidas – O Plano prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Será feita também a aferição de temperatura de todos que entrarem a escola, tendo como limite 37º.

Já os horários de entrada e saída e intervalo/recreio devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de alunos, nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento.

Modelo híbrido e escalonado – O ensino híbrido será adotado. As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada. Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por três semanas em aulas remotas.

A retomada de conteúdos também é uma das preocupações do protocolo, com atividades, recuperação e atendimento de estudantes com maior dificuldade.

Cartilhas – Uma cartilha será distribuída com todas as orientações e protocolos que serão adotados pelas unidades de ensino no possível retorno das aulas presenciais.