Centro de Fisioterapia da Prefeitura de Linhares oferece tratamento para pacientes pós-Covid-19

Iniciativa tem ajudado a melhorar sintomas deixados pela doença, principalmente a fadiga.

Entre as principais sequelas identificadas em pacientes que se recuperaram do novo coronavírus (Covid-19), estão as motoras e pulmonares. Pensando nisso, a secretaria municipal de Saúde, por meio do Centro de Fisioterapia de Linhares (Cefil), iniciou os atendimentos gratuitos aos pacientes que passaram pela doença e apresentaram dispneia (falta de ar) e cansaço (fraqueza muscular) no período da recuperação. O Cefil fica localizado na Rua da Conceição, próximo à Praça 22 de Agosto.

Os pacientes são referenciados pela Unidade Sentinela da Prefeitura de Linhares e pelo Hospital Geral de Linhares (HGL), após serem avaliados por médicos quando recebem alta da internação da Enfermaria Covid ou da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do HGL. Havendo a necessidade das sessões de fisioterapia, ele recebe o encaminhamento.

O tratamento é composto por duas etapas que são realizadas no Cefil, que fica na Rua da Conceição, próximo à Praça 22 de Agosto.

Desde que começaram os atendimentos no local, mais de 30 pacientes já foram atendidos, totalizando cerca de 900 sessões, uma média de 30 sessões por paciente. O principal objetivo dos atendimentos é o de readquirir a independência funcional e qualidade de vida a quem se recuperou do novo coronavírus, através da equipe de fisioterapeutas, com um olhar individualizado e acompanhamento progressivo.

“A reabilitação é composta por duas etapas, sendo a primeira o recondicionamento respiratório, para melhorar as limitações respiratórias acometidas pela doença. Esse tratamento é realizado com exercícios para melhora da capacidade funcional do pulmão (inspiração e expiração) diminuindo o cansaço ao esforço e a taquipneia (aumento da frequência respiratória)”, explica o diretor do Cefil, Sebastião Souza Sodré Júnior. 

Mais de 900 sessões de fisioterapia já foram realizadas em pacientes que ficaram internados na Enfermaria ou na UTI do Hospital Geral de Linhares (HGL). O Cefil fica na Rua da Conceição, no centro de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Sebastião destaca que a segunda etapa é o fortalecimento muscular, pois quando maior o tempo de internação maiores são as sequelas pós-covid-19. “O tratamento consiste na melhora das atividades laborais diárias, como por exemplo, arrumar a casa, lavar roupa e trabalhar, através de exercícios de fortalecimento e equilíbrio”. As duas etapas do tratamento são realizadas no Cefil.

Sebastião conta que a jornada demanda muito dos profissionais. “É uma etapa profissional que nos exige muito conhecimento técnico, mas, além disso, nos exige conhecimento emocional e espiritual. Afloramos sentimentos de compaixão e empatia. Porque, nesse momento, a gente não está só atuando, tratando e reabilitando, a gente precisa levar também todo apoio emocional e espiritual, pois eles ficaram muutos dias hospitalizados e isolados. Nós somos neste cenário a família deles”, afirma Sebastião, ressaltando a importância da humanização, um dos valores da secretaria municipal de Saúde de Linhares.

Fatores de recuperação

Ao chegar para a reabilitação, o paciente passa por aferição da pressão arterial, da oxigenação e da frequência cardíaca, indicadores que são acompanhados até encerrar cada sessão.

“O tempo de recuperação depende de cada paciente, mas, em média, são quatro semanas de tratamento”, conta o diretor. Ele destaca: “esse serviço é fundamental para garantir a melhor recuperação possível para os pacientes que enfrentaram a doença e ficaram com essas sequelas”.

Para serem atendidos, os pacientes precisam ser encaminhados após avaliação médica dos profissionais do HGL.