Saae alerta sobre os riscos das ligações clandestinas de água

As ligações clandestinas de água estão entre os maiores problemas que afetam a distribuição de todas as cidades. De acordo com o diretor de Operações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae), Zércio Largura, essas ligações prejudicam não só a saúde da família abastecida pelas ligações clandestinas, como de toda a comunidade.

“As ligações clandestinas acarretam problemas para a cidade e para a população, como vazamentos, contaminação da rede, entre outros”, explica o diretor de Operações do Saae, Zércio Largura.

O “gato” – como é popularmente conhecida a ligação clandestina – eleva o índice de perdas do sistema e prejudica a pressão e eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Segundo Zércio, a autarquia também se coloca à disposição para esclarecer dúvidas sobre a sua rede de abastecimento.

“Caso perceba alguma irregularidade no seu imóvel, entre em contato conosco para que possamos regularizar a sua ligação junto ao Saae. Vale ressaltar que nesses casos de autodenúncia não haverá nenhuma punição por parte da empresa”, explica o diretor de Operações.

As ligações clandestinas podem ser denunciadas anonimamente para o Saae de Linhares, tanto no atendimento presencial quanto pelos canais de atendimento da concessionária: 2103-1311 ou 0800-726-9755.

A empresa também lembra que toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água é irregular e ilegal. Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).