Novo Mapa do Governo do ES: Linhares é classificada para Risco Alto em casos de contaminação por coronavírus

O município de Linhares entrou para a lista de cidades capixabas com Risco Alto para a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com a última atualização do Mapa de Gestão de Risco, divulgado pelo Governo do Estado do Espírito Santo neta sexta-feira (25). As medidas começam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 28, e seguem até o dia 3 de janeiro de 2021, quando é divulgado o novo mapa de classificação do Estado.

Conforme o Mapa de Gestão de Risco, a classificação considera o coeficiente de casos confirmados por 100 mil habitantes, número de óbitos nos últimos 14 dias, testes a cada mil habitantes e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. Linhares seguirá todas as medidas recomendadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo e previstas na Portaria 226 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Diante deste novo cenário, o Município adota medidas mais rigorosas de prevenção à pandemia, entre elas o funcionamento do comércio local, que deverá abrir as portas das 10 às 16 horas, as agências bancárias terão os atendimentos presenciais suspensos e os bares também deverão fechar.

Confira as medidas:

Estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais: Só poderão funcionar de segunda a sexta, limitado ao horário até às 20 horas. Aos sábados, o comércio poderá ficar aberto até às 16h.

Essas regras não valem para estabelecimentos como farmácias, padarias, supermercados, borracharias, distribuidoras de água e de gás de cozinha e comércio atacadista, que são considerados serviços essenciais e não tem o funcionamento afetado;

Restaurantes e lanchonetes: podem abrir de segunda a sexta-feira, até às 20 horas. Aos sábados até às 16 horas e trabalhar por delivery sem definição de horário.

Os restaurantes localizados às margens de rodovias estaduais, excetuados aqueles em áreas urbanas, às margens de rodovias federais e em aeroportos, podem funcionar sem limite horário.

Bares: funcionamento suspenso.

Distribuidoras de bebidas e Lojas de conveniência: proibição do consumo presencial.

Agências bancárias: deverão ter o atendimento presencial suspenso.

Procon: deverá ter o atendimento suspenso.

Escolas: Ficam suspensas as atividades presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do Estado, da rede pública e privada, com exceção dos cursos de nível superior, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres.

Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos / eventos sociais como casamentos e aniversários: deverão ser suspensos.

Academias: O funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. Só ficam permitidas as atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto. Deve ser mantido espaçamento mínimo de 4 metros entre aparelhos/usuários e há limites de lotação de acordo com o tamanho do estabelecimento.

Shoppings: Poderão funcionar de segunda a sexta-feira até às 20h e aos sábados até às 16h. Drive Thru (pegue e pague) e delivery (entrega em casa) são permitidos. Estabelecimentos de profissionais de saúde e academias localizados em shoppings devem se enquadrar nas regras específicas desses setores.

Unidades de conservação ambiental e parques: suspensa visitação.

Cinemas, teatros, circos e similares: funcionamento suspenso, exceto na modalidade Drive-in.