Saúde alerta para alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar e reitera cuidados preventivos

A pandemia de Covid-19 atinge patamar grave em Linhares e no Espírito Santo. A rede hospitalar está atingindo o seu limite. A secretaria municipal de Saúde está empenhada em assegurar assistência à saúde aos seus usuários, porém o momento é preocupante, onde quase todos os leitos encontram-se ocupados.

Atualmente, o Hospital Geral de Linhares (HGL) está com 75℅ dos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e 88% dos leitos de enfermaria também sendo utilizados. Já no Hospital Rio Doce, que reativou 10 leitos exclusivos para a Covid-19, a taxa de ocupação é de 70% e no Hospital Unimed, no bairro Colina, a ocupação dos leitos de UTI é de 60%.

Desde o início da pandemia, 540 pacientes foram internados e tratados no Hospital Geral de Linhares (HGL). Já a unidade sentinela atende em média, por dia, 350 pacientes por dia. O Município atingiu 10.203 casos confirmados, com 520 pacientes em isolamento domiciliar, 56 pacientes internados e 151 óbitos. Outros 9.476 pacientes foram curados clinicamente.

Atualmente, o Hospital Geral de Linhares (HGL) está com 75℅ dos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e 88% dos leitos de enfermaria também sendo utilizados. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Diante desse cenário, a secretaria municipal de Saúde alerta para a máxima importância dos cuidados preventivos: usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social sempre que possível. A preocupação, neste momento, é o com o crescimento acelerado dos casos graves de pacientes que necessitam de internação.

O momento é de extremo alerta: Linhares observou aumento em quase todos os indicadores monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Houve elevação, nos últimos 14 dias, de 70% nas hospitalizações por Covid-19  que alcançou o maior número desde o início da chamada ‘segunda onda’.

Por isso, a Prefeitura de Linhares reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde.

“Precisamos reforçar a necessidade de cuidados e reduzir a circulação de pessoas e conter a propagação de coronavírus em Linhares. Agora, o que queremos é que as pessoas se encontrem menos, em festas e confraternizações, ou mesmo em parques e locais públicos, onde tendem a se cuidar menos. Não é hora de aglomerações. Reduzir contatos é muito importante nesse momento, porque quebramos o ciclo de contágio”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.