Prefeito Guerino recebe diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)

O prefeito Guerino Zanon recebeu na tarde desta quarta-feira (9), em seu gabinete na sede da Prefeitura de Linhares, a diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A presidente da entidade, Cris Samorini, apresentou ao prefeito o IAN, Indicador de Ambiente de Negócios, elaborado pelo Ideies e lançado na última terça-feira (8). São 39 indicadores de cada um dos 78 municípios.

A presidente da Findes observou que o IAN é uma ferramenta de gestão, que pode servir como um farol para orientar o gestor público no direcionamento de seus investimentos: “A ideia não é dar uma nota, é ajudar a identificar as áreas onde há maior demanda. Neste ano demos ênfase maior à saúde, em função do momento que vivemos”.

O prefeito Guerino Zanon elogiou a ferramenta e notou que, no eixo Gestão Fiscal, Linhares aparece com desempenho de 6,65 pontos, acima da média estadual dos municípios, que é de 5,68.

Durante o encontro, Cris Samorini destacou que o Sistema Findes está à disposição para apoiar o município na atração de novos investimentos e também na qualificação da mão de obra. “O apagão de mão de obra já é uma realidade em diversos setores. As empresas já sentem isso no setor moveleiro, na construção civil”.

O prefeito Guerino Zanon agradeceu a visita e destacou a parceria com a Findes, que têm sido uma forte aliada da indústria linharense ao longo dos últimos anos. “Um verdadeiro parceiro na defesa dos interesses do setor produtivo na construção de cenários promissores para a criação de empregos e geração de renda para a população, contribuindo assim para o desenvolvimento não somente de Linhares, mas de toda a região”, disse.

Na visão do prefeito, somente com a indústria forte, o comércio e o serviço atuantes, os transportes e as cooperativas pujantes, o agronegócio vibrante e com as micro e pequenas empresas em plena atividade será possível promover o desenvolvimento de Linhares e de todo o Espírito Santo.

Participaram da visita o vice-prefeito de Linhares Paulo Joaquim do nascimento, o vice-prefeito eleito, Bruno Marianelli, Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona – 1º. Vice-presidente da Findes; Luiz Carlos Azevedo de Almeida – Conselheiro Vice-presidente da Findes; Luiz Cláudio Montenegro – Diretor de Defesa de Interesses da Findes; Luiz Rigoni – Presidente da Câmara Setorial da Indústria Moveleira da Findes; Ocimar Sfalsin – Presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Espírito Santo e Luiz Fernando Lorenzoni – secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares.