Prefeitura reforça segurança nos eixos comerciais com a Operação Natal

A Guarda Civil Municipal passa a reforçar o policiamento ostensivo e preventivo com a Operação Natal 2020 em Linhares em parceria com a Polícia Militar. As atividades começam na próxima segunda-feira (7) e seguem até o dia 24 de dezembro.

Durante o dia e a noite os guardas estarão nas ruas para trazer mais segurança à comunidade, incluindo finais de semana, já que nesta época do ano o comércio funciona em horário estendido. Fotos: Felipe Tozatto.

As equipes da Guarda Municipal desenvolverão todos os métodos de policiamento preventivo, com patrulhamento a pé e motorizado. Para a Operação Natal 2020 serão cerca de 35 agentes da GCM distribuídos em locais estratégicos, circulando em sete viaturas, duas motocicletas e a pé, além do efetivo da Polícia Militar.

Durante o dia e a noite os guardas estarão nas ruas para trazer mais segurança à comunidade, incluindo finais de semana, já que nesta época do ano o comércio funciona em horário estendido. Além disto, a Base Comunitária inaugurada recentemente na Praça Régis Bittencourt vai servir de apoio para as ações da Guarda Municipal.

O aumento do policiamento é uma constante no final do ano devido a maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário de grande parte da população, somada ainda ao aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, todas as atividades são aplicadas conforme a análise criminal, priorizando os locais com maior número de circulação de pessoas e de registros de crimes mensurados pelas estatísticas da Central de Videomonitoramento da Prefeitura.

“Temos um planejamento relacionado ao nosso georreferenciamento, onde ocorre o maior índice de ocorrências em Linhares. O efetivo foi readequado para aumentar a presença dos guardas nos arredores de locais com concentração de comércio e movimentação de pessoas”, disse o Secretário.

De acordo com Coronel Jones da Silva Mattos, também haverá blitzes de trânsito nas vias com maior tráfego de pedestres e veículos e operações conjuntas com outros órgãos de segurança pública. “Estamos fazendo um esforço a mais em prol do cidadão linharense”, disse o coronel.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que a atuação da Guarda Civil Municipal em parceria com a Polícia Militar é essencial para que as ações de segurança pública sejam mais eficazes.

“Visando trazer mais segurança e tranquilidade vamos reforçar as ações nessa importante época do ano, aonde o comércio gira muito e precisa da nossa atuação, e será um bom efetivo na rua com a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuando juntas nos redutos comerciais, trazendo segurança à população”, disse.