Procon de Linhares orienta sobre gasto consciente do 13º salário

Pagar contas em atraso e antecipar parcelas de empréstimos está entre as recomendações

Com a chegada do fim do ano, o 13º salário é um dos benefícios mais aguardados entre os trabalhadores. Porém, ter um valor a mais na conta não é sinônimo de sair gastando de maneira descontrolada. O Procon de Linhares alerta que uma das melhores finalidades para 13º salário é quitar as contas em atraso. O Procon é um órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

O diretor do órgão Geraldo Roza explica que durante o ano, muitas pessoas acabam acumulando contas ou até mesmo ficam com nome sujo, por isso é interessante verificar os gastos e dar prioridade para as faturas de cartão de crédito e o cheque especial, já que ambos possuem maiores taxas de juros.

“É importante ressaltar que durante esta época do ano, muitas empresas participam de feirões de negociações de dívidas. O consumidor deve sempre negociar o pagamento das contas em atraso, nunca aceitar a primeira proposta de pagamento”, alertou Geraldo.

De acordo com o Procon, quem tem algum empréstimo ou financiamento, o 13º salário pode ser usado para antecipar o pagamento da dívida, já que as antecipações têm um desconto proporcional dos juros, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

“O consumidor também deve lembrar que no mês de dezembro o valor recebido na conta é maior, porém em janeiro os gastos são maiores, como a escola dos filhos, Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), impostos que possuem um bom desconto se forem pagos à vista”, explica Geraldo.

“Já para quem vai viajar durante o período de festas de final de ano, mesmo com viagens compradas é importante avaliar as finanças e os gastos extras que poderão surgir durante o passeio. Além disso, fazer reservas para os imprevistos nunca é demais, vale a pena ter um fundo para emergências”, finaliza o diretor.

Atendimento

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Procon está fazendo atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, através de senhas, ou por meio do telefone 27 3372-2129, e do site www.procon.es.gov.br.

O Procon fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal.