Construção da nova galeria do valão do bairro Aviso está 90% concluída

Os serviços de macrodrenagem do valão entre os bairros Aviso e Araçá – que incluem a instalação de bueiro celular para a construção da galeria e drenagem pluvial –, já foram 90% concluídos. De acordo com o cronograma da obra, ainda serão realizadas as interligações das ruas (encaixes na galeria) e instalação de 20 metros de galeria.

Nesta semana, as equipes realizam a instalação da galeria no cruzamento das Avenidas Wenceslau Braz e Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Aviso. No local são instalados bueiros celulares de concreto com dimensão de 2,50×2,50m, com a finalidade de reter e transpor as águas pluviais.

O projeto, segundo o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, representa um avanço nas ações voltadas para o desenvolvimento do bairro, que garantirão mais saúde e bem-estar, além de saneamento básico digno para todos.

“Foram grandes os desafios para arrumar a casa, preparar o projeto e garantir os recursos necessários para a construção desta obra tão essencial para a comunidade. A macrodrenagem do valão é uma demanda de décadas, aguardada por todos os moradores e por aqueles que transitam na região. E nós conseguimos e vamos avançar muito mais para garantir dignidade aos cidadãos linharense”, destaca o prefeito Guerino.

As obras de macrodrenagem do valão do Aviso contemplam a construção de rede de drenagem pluvial, com instalação de caixas ralas a cada 20m de galeria para a coleta da água da chuva; rede coletora de esgoto; instalação de meios-fios e calçadas cidadãs, além de pavimentação asfáltica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), a construção do sistema de drenagem pluvial no local vai permitir o escoamento adequado das águas das chuvas, principalmente no período de altas precipitações, evitando assim os alagamentos que, por muitos anos, prejudicaram os moradores da região.

O projeto é executado conforme o cronograma e a previsão é que as obras sejam concluídas até o final deste ano. O valor investido é de R$ 7.548.221,42.