Iniciada instalação de bueiro celular de concreto para a construção da nova galeria no valão do bairro Aviso

Os serviços de macrodrenagem do canal que se estende entre os bairros Aviso e Araçá – também conhecido como “valão do Aviso” – chegaram a mais uma etapa. No momento estão sendo instalados 12 metros de bueiro celular com dimensão de 2,50×2,50m para a construção da galeria de grande porte, no trecho que compreende as Avenidas Conceição da Barra e Avenida Wenceslau Braz.

Ao todo, 255 metros serão instalados no local, sendo 25 metros de 2,50×2,50m e 460 metros com dimensões de 3,00×1,00m. Os dispositivos serão responsáveis pela retenção e transporte das águas das chuvas. “As equipes realizaram a demolição da antiga galeria e estão construindo as redes de drenagem nas ruas laterais que serão interligados na galeria. As obras avançam e, em breve, o asfalto será refeito e o tráfego voltará a fluir no local”, diz o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

De acordo com o secretário, a construção de um sistema de drenagem pluvial no local vai permitir o escoamento adequado das águas das chuvas, principalmente no período de altas precipitações, evitando assim os alagamentos que, por muitos anos, prejudicaram os moradores da região.

O borracheiro e morador do bairro há 60 anos, João Domingos de Oliveira. Foto: Felipe Tozatto/Secom.

Para o borracheiro e morador do bairro há 60 anos, João Domingos de Oliveira, cada etapa da obra representa um sonho sendo concretizado. “A comunidade sofria muito com o valão. No período chuvoso enchia tudo de água e os moradores sofriam muito. Espero que agora tudo fique melhor com essas obras. Estamos muito felizes e parabenizamos o trabalho da Prefeitura, pois era um sonho de todos nós”, disse

As obras de macrodrenagem do valão do Aviso contemplam a construção de rede de drenagem, água e esgoto; instalação de meio-fio, bueiro celular de concreto, área de armazenamento, além de pavimentação de aproximadamente 15 quilômetros de ruas e avenidas, e calçada cidadã.

O projeto é executado conforme o cronograma e a previsão é que sejam concluídas até o final deste ano. O valor investido é de R$ 7.548.221,42.