Em Casa com o Preci: novo episódio mostra a importância de saber resistir à pressão

O sexto episódio do programa ‘Em Casa com o Preci’ ensina as crianças e adolescentes a tomar decisões corretas, diante das pressões indevidas impostas por um ‘falso amigo, no episódio chamado de ‘amigo da onça’. O objetivo é ajudá-los a seguir o caminho certo, para que não sofram prejuízos no futuro.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Coronel Jones da Silva, participou do episódio e deu algumas orientações para saber resistir à pressão.  “Saber ouvir os conselhos do pai, da mãe e dos bons amigos, nos ajudam muito na hora de tomarmos decisões corretas quando alguém nos pressiona a agir de maneira errada. Um exemplo disso é quando o aluno vai para escola, mas o coleguinha chama para matar aula. Não queremos que atitudes como essas, assim como tantas outras que só levam para o mau caminho, aconteçam com nossas crianças e adolescentes. Portanto, resista os maus conselhos, os maus amigos e as más companhias’, alertou o secretário.

“É muito importante aprendermos atitudes de resistência para resistir às pressões ruins impostas pelos ‘amigos da onça’. Saber dizer não às drogas, por exemplo, é o melhor caminho para uma vida mais saudável e feliz”, destacou a Guarda Civil Municipal e coordenadora do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), Jaciane Légora.

Nos cinco primeiros episódios a equipe abordou sobre os seguintes temas: ‘Aprendendo a tomar decisões’; ‘Informações sobre drogas lícitas e ilícitas’; ‘Consequências do uso de drogas para a saúde’; ‘Consequências Sociais do Uso de Drogas’ e ‘Rede de Amigos’. No total, serão gravados 12 episódios.

Os programas podem ser assistidos nas redes sociais do Preci no Facebook, além das plataformas digitais da Prefeitura de Linhares (Facebook e Instagram), e também enviados por meio de aplicativos de conversa, como o Whatsapp, em que as escolas que recebem o programa possuem grupos.

Sobre o programa

O programa ‘Em Casa com o Preci’ tem o objetivo de interagir com os estudantes da rede municipal de ensino de Linhares, que por conta da pandemia, tiveram as aulas do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) suspensas. O Preci é um programa social desenvolvido pela secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

A proposta de reinventar o Preci e torná-lo interativo aos estudantes foi do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones da Silva Mattos, e abraçada de forma instantânea pelos guardas municipais e agentes de trânsito: Jaciane Légora – Guarda Civil Municipal; Fernando Gonçalves dos Santos- Agente Municipal de Trânsito , e Alcir Francisco dos Santos Júnior – Agente Municipal de Trânsito.

Os personagens foram transformados em fantoches e representam uma família que aproveita o isolamento para manter os estudos em dia e que está cumprindo o isolamento social para se proteger do coronavírus: saindo de casa somente se for necessário, usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão.

O cenário em que os personagens Juquinha, Ana, Maria, João e Raimundo interagem com os estudantes é uma casa bastante colorida e que também foi criada pela equipe do Preci, feita com materiais recicláveis e montado na sede da secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no centro de Linhares.