Prefeitura instala novos contêineres para coleta de lixo nos bairros Shell e Conjunto Juparanã

Equipamentos foram instalados ao longo das avenidas Guerino Giuberti e Cachoeiro de Itapemirim, após a Prefeitura constatar o mau uso e atos de vandalismo contra os contêineres já implantados nas vias.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), visando dar continuidade às ações prioritárias de limpeza pública, instalou na terça-feira (4) novos contêineres para a coleta de lixo doméstico ao longo da Avenida Guerino Giuberti, no Conjunto Juparanã, e da Avenida Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Shell.

Aproximadamente 45 contêineres, com capacidade para 1.000 litros cada, foram instalados nas vias, após a Semob constatar o mau uso e atos de vandalismo contra os equipamentos já implantados nas vias. Os contêineres danificados serão recuperados e, posteriormente, reinstalados em outros locais, como em postos de saúde e escolas.

Ao todo são mais de 200 equipamentos já implantados em pontos estratégicos nos bairros da sede do município, com vistas a manter a cidade limpa, livre de pontos viciados e da proliferação de animais e insetos que transmitem doenças.

“Os contêineres auxiliam o recolhimento do lixo doméstico e fortalecem as ações de limpeza urbana executadas diariamente pelas nossas equipes, por meio de caminhões coletores e compactadores, que trabalham intensamente no serviço de coleta de resíduos e inertes”, destaca o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

O secretário ainda completa: “Os equipamentos melhoram o processo de armazenamento e coleta de lixo na área urbana da cidade, pois os materiais, muitas vezes, são acondicionados irregularmente em vias e passeios públicos, formando concentração de sujeira e propiciando a proliferação de animais e insetos que transmitem doenças”, diz João Cleber Bianchi.

Os caminhões de coleta, de acordo com a Semob, continuarão a passar normalmente nos bairros, nos horários programados, conforme o cronograma. O lixo deve ser descartado somente no dia e horário determinados para a passagem do caminhão em cada bairro, e não pode ser colocado sobre as calçadas e acondicionado fora das sacolas.  A orientação é que os moradores coloquem o lixo domiciliar em lixeiras ou nos contêineres.