Na Casa Rosa, campanha Agosto Dourado incentiva amamentação em Linhares

Ele faz os bebês crescerem fortes, saudáveis, ajuda no desenvolvimento da fala, fortalece vínculos e ajuda prevenir diversas doenças tanto para a mãe quanto para o filho. Esses são alguns dos benefícios do leite materno que são ressaltados em diversas ações realizadas na Casa Rosa de Linhares que possui um núcleo multidisciplinar composto por médico, assistente social, enfermeira e nutricionista que cuida das gestantes e mamães do Município.

A gestante Marta da Silva Pereira, sendo atendida pela médica obstetra da Casa Rosa, Larissa Fereguette. Fotos: Felipe Reis/Secom.

É na Casa Rosa que as gestantes de alto risco realizam o pré-natal.  Após o nascimento, o acompanhamento dos bebês é realizado pelos enfermeiros de Saúde da Família. Recém-nascidos que ficaram na Utin ou possuem alguma necessidade especial são acompanhados pela médica pediatra da Casa Rosa.

Neste mês é celebrado um movimento que vem ganhando força no Brasil chamado Agosto Dourado, numa alusão ao padrão ouro de qualidade que o leite materno possui.

A médica obstetra da Casa Rosa, Maria Madalena Duarte, destaca que o aleitamento materno diminui em 13% a mortalidade até cinco anos de idade, reduz infecções e alergias, fortalece o vínculo mãe-filho e contribui para o desenvolvimento físico e intelectual da criança. “Os bebês que recebem leite materno também têm menor probabilidade de, no futuro, serem acometidos por diversas doenças, como hipertensão e diabetes”, explica.

Maria Madalena a importância do envolvimento de todos os familiares próximos no processo de amamentação, não apenas da mãe, visando assim empoderar as famílias para facilitar a amamentação. A médica salienta o apoio da Rede Básica para alertar os usuários sobre a importância do aleitamento materno. “Todas as Unidades Básicas de Saúde do município apoiam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, sendo este um fator de proteção contra a obesidade, doenças infecciosas, alérgicas e contra a mortalidade infantil”, afirma.

Atenção permanente

O cuidado com as grávidas é feito permanentemente e em todos os períodos do ano durante as consultas e grupos de gestantes oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde do município. “A importância do leite materno começa a ser inserida desde o primeiro contato e a equipe médica conversa sobre o tema, sua importância, os desafios e esclarece as dúvidas”, explicou Maria Madalena.

Além das orientações antes do parto, a assistência continua após o nascimento. Nos primeiros dias, o bebê passa por avaliação e realiza os exames necessários na unidade de saúde ao qual é referenciada.

O mesmo acompanhamento acontece com a mãe, onde é verificada como está a recuperação após o parto, o esclarecimento das dúvidas dos primeiros dias da criança e se o aleitamento está sendo feito da forma correta. Depois, mãe e bebê continuam sendo assistidos por meio das consultas médicas realizadas na unidade de saúde referência.

Agosto Dourado

O mês de agosto é dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês, os benefícios para a saúde e o papel fundamental que a mãe e os familiares próximos têm para que se tenha uma amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.