Unidade de Vigilância de Zoonoses inicia vacinação antirrábica no interior de Linhares

A partir desta segunda-feira (3), equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão as comunidades do interior do município para realizar a vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. Nesta semana, a vacinação antirrábica acontece nas propriedades rurais localizadas no Guaxe. Na sexta-feira (7), a ação acontece na Unidade Básica de Saúde do distrito, das 7 às 12h.

De acordo com o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, a ação no interior do município visa atender aqueles que não conseguem se deslocar à sede do município para a vacinação. “Semanalmente, atenderemos as comunidades do interior que foram mapeadas a fim de alcançar o efetivo controle da doença nas populações de cães e gatos”, destaca Lubiana.

Ainda, conforme Lubiana, o Dia D de Vacinação contra a doença está previsto o próximo dia 24 de outubro, e acontece nos postos de vacinação dos bairros da sede. Na ocasião devem ser imunizados cerca de 30.000 animais, entre cães e gatos.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou amamentando, também podem ser vacinadas. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar a carteira de vacinação e, caso ainda não a tenha, receberão uma no ato da imunização.

Vacinação na sede

Moradores da sede do município, que pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Três Barras. O atendimento acontece de terça a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas. Não é mais necessário realizar agendamento.

“A distribuição da vacina foi normalizada pelo Ministério da Saúde permitindo a realização da campanha em todo o município. Com isto, não se faz necessário o agendamento. Basta se dirigir à Unidade de Vigilância no horário de atendimento. Em razão da pandemia, pedimos a todos que evitem aglomerações e usem máscara”, diz a veterinária e responsável técnica da UVZ, Marcelle de Almeida Amaral.